26 de julho de 2012

Museu Militar será reaberto em agosto em Porto Alegre

Após reforma, Museu Militar será reaberto ao público em agosto
Fechado em fevereiro para melhorias, prédio erguido em 1867 terá nova cobertura e acervo restaurado

Kamila Almeida
kamila.almeida@zerohora.com.br
Após reforma, Museu Militar será reaberto ao público em agosto Tadeu Vilani/Agencia RBS
Ao lado do tanque M 41, de procedência norte-americana, coronel Aires prepara os últimos detalhes para reabrir as portas do localFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
O centro de Porto Alegre está prestes a ganhar um novo espaço cultural renovado. Trata-se do museu militar do Comando Militar do Sul (CMS), que reabrirá às 15h no dia 13 de agosto. Não que o local seja novo: já existe há três anos. Mas o prédio erguido em 1867 implorava por reformas.
Abrigo para os mais de 300 anos de história do Exército Brasileiro, o espaço esteve fechado desde fevereiro deste ano. Segundo o diretor do museu, coronel Waldo Manuel de Oliveira Aires, 55 anos, a reestruturação era urgente. Ali, ficavam permanentemente expostos os carros de combate, além de canhões, que, apesar de blindados, sofriam pela ação da ferrugem.
— Não mexemos na estrutura original. Reformamos parte dos rebocos, e construímos uma cobertura interna de estrutura metálica com telhas translúcidas — conta.
Parte das 4 mil peças que remontam o período colonial brasileiro passaram por um banho de tinta camuflada ou verde floresta. Elas ficarão abrigadas em quatro salas distribuídas em 2,8 mil metros quadrados, com direito a iluminação cênica.

Carros de combate, armas e cenas que lembram cinema
O museu é vizinho da Igreja das Dores, da Casa de Cultura Mario Quintana, da Usina do Gasômetro e do Cais do Porto. Pela importância e localização privilegiada, desde o início do ano faz parte do roteiro da Linha Turismo, da Capital.
Na época em que o prédio foi construído para abrigar o Arsenal de Guerra da Província, havia uma cobertura de madeira para abrigar o material de guerra que chegava de trem do Cais do Porto e ia direto pelos trilhos que passavam dentro do arsenal.
São os carros de combate, típicos de filmes, os que mais atraem o público. Aqueles que vão em excursão se deslumbram com uma encenação teatral. No esquete, cada um dos visitantes é convidado a se tornar um soldado imperial, disposto ao redor de um canhão colonial do século 18.
— É ensinado como eram dados os tiros no passado. Mas tem que ter calma, senão o tiro pode sair pela culatra — brinca o coronel.
A obra custou R$ 150 mil e contou com a atuação de duas empresas licitadas. Até a reinauguração, o museu deve receber uma moto Harley-Davidson, de 1980, e uma CB-400, de 1990, além de manequins de batedores correspondentes às épocas.

Programe-se
— Aberto de terça a quinta-feira, das 10h às 16h
— Sexta-feira, das 9h às 12h
— Sábados, domingos e feriados, das 13h30min às 17h
— Endereço: Rua dos Andradas, 630, no centro de Porto Alegre
— Informações: (51) 3226-5883
— Será reaberto no dia 13 de agosto, às 15h. A entrada é franca
Acesse o site do museu
Zero Hora/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics