12 de junho de 2012

Solenidade militar relembra 145 anos da Retirada da Laguna

O 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Carlos Camisão” realizou, na manhã de segunda-feira (11) em Anastácio, uma solenidade alusiva aos 145 anos da Retirada da Laguna. A solenidade aconteceu no Porto Canuto, local que foi palco do desfecho do episódio heroico da Guerra do Paraguai (1864 – 1870).
Na oportunidade, a Câmara de Anastácio fez a entrega da comenda “Visconde de Taunay”. A outorga da comenda pelo município vizinho visa homenagear os grandes vultos da História e da Cultura de Mato Grosso do Sul e do Brasil, sendo, neste momento, voltada para enaltecer as principais unidades militares envolvidas na Retirada da Laguna, mais um pesquisador e a proprietária da fazenda onde se situa o Porto Canuto.
Receberam a comenda militares que representavam o 17º Batalhão de Fronteira “Antônio Maria Coelho” de Corumbá; o 9º grupo de artilharia de Campanha de Nioaque; a 4ª Cia Engenharia de Combate Mecanizada de Jardim; o 9º Batalhão de Suprimento de Campo Grande; além de personalidades civis como a ex-primeira dama de Mato Grosso, Maria de Lourdes Fragelli; e o professor dr. em Arqueologia da UFMS, Gilson Martins.
Em nome dos homenageados, o dr. Gilson Martins disse que a solenidade faz justiça por evocar o acontecimento histórico no Brasil. “Esta cerimônia recoloca no seu devido lugar o episódio do fim da guerra do Paraguai, relembrando almas que aqui neste solo se empenharam com patriotismo em defesa do território brasileiro”, afirmou.
O historiador disse ainda que a garra e determinação dos militares brasileiros que participaram da guerra do Paraguai deve servir de inspiração para os cidadãos atuais. “O Brasil precisa de heróis como estes que foram para a guerra, comprometidos com a sociedade e com o nosso país”, observou.
O prefeito Fauzi Suleiman parabenizou o 9º BE Cmb pela realização da solenidade e elogiou a iniciativa da Câmara de Anastácio por propor a entrega da comenda. “Esta é homenagem que não é restrita apenas aos municípios de Aquidauana e Anastácio, mas transcede o Brasil a fora. Hoje dizemos que este pedaço de chão se chama Mato Grosso do Sul, graças ao heroísmo daqueles que aqui estiveram defendendo o território brasileiro”, destacou.
Além do prefeito de Aquidauana, prestigiaram a cerimônia o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), presidente da Câmara de Anastácio, Laércio Valério (PDT); vereadores Manoel Luiz (PSDB), Maria Vital (PMDB), José Edson Barbosa (PMN), Paulo Severino (PDT), entre outros.
Também se fizeram presentes na cerimônia a trineta de José Francisco Lopes, mais conhecido como Guia Lopes, senhora Deolinda Corbelino Melges, o general de Brigada Amauri Pereira Leite, representando o Comando Militar do Oeste (CMO); o comandante do 9º BE Cmb, coronel Dos Santos; entre outros.
Fonte: Agecom/Helder Lima
Aquidauana News/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics