1 de junho de 2012

Seca: Exército distrbui água para 245 cidades na Bahia

Vc repórter: seca na BA afeta 245 cidades; Exército distribui água

Com o apoio do Exército, caminhões-pipa distribuíram água pela zona rural da Bahia na última terça-feira. Foto: Roberto Meira/vc repórter
O combate à estiagem que assola a Bahia e já afetou a vida de 2,7 milhões de pessoas conta com o apoio do Exército brasileiro.
A falta de chuvas nos últimos meses na região Nordeste do País vem causando a seca de diversos rios e represas e, consequentemente, a falta de água e alimento aos animais.
Com o objetivo de reduzir o impacto da estiagem, o 19º Batalhão de Caçadores, o 35º Batalhão de Infantaria, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção e 1ª Companhia de Infantaria vêm realizando no Estado a distribuição de água com auxílio de caminhões-pipa, que são contratados e fiscalizados pelo Exército.
Segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, só o 19º Batalhão de Caçadores abastece 48 municípios, em uma região com população estimada em 297 mil habitantes. São cerca de 50 homens e 300 veículos envolvidos na ação, que atua a fim de complementar a distribuição de água que já é realizada pelo Estado e municípios.
A Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec) também realiza convênios para contratar carros-pipa e realizar a limpeza de reservatórios de água da região.
A Operação Pipa do Exército, que acontece também em Minas Gerais e Sergipe, é uma ação coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e existe há 13 anos. No início, a operação acontecia apenas nos períodos em que a estiagem se prolongava. No decorrer dos anos, com o rigor do período das secas, a operação se tornou contínua.
No Bahia, mais de metade dos municípios já declarou situação de emergência em razão da falta de chuvas. Segundo a Cordec, 245 dos 417 municípios do Estado estão nessa situação.
O internauta Roberto Meira, de Brumado (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
Terra/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics