3 de junho de 2012

Obras da Copa: em Fortaleza, sai a Delta, entra o Exército


Para Lula Morais, se o Exército assumir as 
intervenções, haveria mais agilidade para 
que as obras sejam entregues à população 
no prazo FOTO: ALEX COSTA


MOBILIDADE URBANA
Deputado defende que o Exército faça as obras
O governador do Estado está querendo assumir a construção dos túneis projetados para atender ao projeto de trânsito
O deputado Lula Morais (PCdoB) sugeriu ontem, durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, que o Exército, através do seu Batalhão de Engenharia, assuma as obras de mobilidade urbana da Prefeitura de Fortaleza, que tinham como empresa responsável a Delta. Ele citou como exemplo os túneis da Via Expressa. Segundo o parlamentar, dessa forma, haveria mais agilidade no andamento das obras para que sejam entregues à população no prazo estipulado.
A Delta desistiu das obras após ser acusada de envolvimento na organização criminosa do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Agora, segundo Lula Morais, para dar continuidade as obras tem de ser feita uma nova licitação, pois as demais concorrentes do certame feito na época, foram desclassificadas.
De acordo com o parlamentar, a realização de mais um processo licitatório geraria, possivelmente, mais atrasos, pois nos cálculos dele, uma licitação deve durar cerca de quatro meses, protelando ainda mais a execução desses projetos.
No caso de o Exército assumir, explica o deputado, bastaria apenas ser realizado um convênio que, segundo ele, é um instrumento constitucional possível do qual o Município poderia se utilizar, deixando claro que o Exército seria o responsável pelas obras até a entrega. Questionado se essa medida sairia mais barato para os cofres municipais, Lula Morais não soube responder, observando que o Exército não buscaria lucros.
Contudo a principal questão nessa proposta lançada pelo parlamentar, salientou, é o tempo. Pensando na Copa do Mundo de 2014, Lula Morais atenta que a Prefeitura tem cerca de dois anos para deixar pronto os três túneis na Via Expressa, o viaduto de três andares no cruzamento das ruas Raul Barbosa com a Murilo Borges e a rotatória do estádio Castelão.

Ligação
No caso da obra dos três túneis da Via Expressa ela tem uma ligação direta com o Veículo leve sobre Trilho (VLT) Parangaba-Mucuripe que, conforme destacou o governador, só se viabiliza se esses túneis estiverem prontos. Cid Gomes já declarou disposição de assumir essas obras.
O deputado Ely Aguiar (PSDC) concordou com a sugestão do colega parlamentar. Para Aguiar, é válido chamar o Exército, pois entende que a população de Fortaleza "está no prejuízo". Ely Aguiar salientou a possibilidade de flexibilizar as licitações voltadas para a Copa do Mundo, lembrando da Medida Provisória criada especialmente para as obras da Copa.
Diário do Nordeste/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics