7 de março de 2012

Memorial Rondon e a falta de respeito à um Herói da Pátria.

General do Exército visita Memorial Rondon e reforça parceria com o Estado
Memorial Rondon, cujas obras estão paralisadas (do blog Turismo Rural)
A comunidade de Mimoso, localizada no município de Santo Antônio de Leverger (34 Km ao Sul de Cuiabá), recebeu nessa segunda-feira (05.03), a visita do general do Exército, Joaquim Renato Ferrarezi.
A passagem pela localidade se deu devido ao Memorial Rondon, obra inacabada, mas que é o maior monumento já erguido em homenagem à história da telegrafia em Mato Grosso, e indiscutivelmente símbolo das ações de um dos maiores desbravadores das terras mato-grossenses erguido em memória ao Marechal Candido Mariano Rondon.
De acordo com o general Ferrarezi, foi uma honra voltar às terras onde nasceu Rondon e contribuir para o resgate do seu trabalho. Ele veio a Mimoso em 2009 quando a MT-040 ainda não tinha sido pavimentada. “Hoje, mesmo vindo de helicóptero percebi que a estrada foi asfaltada. Quando estive pela primeira vez ainda era de chão com muita poeira. Foi um ótimo avanço”.
Outro detalhe frisado pelo general foi colocar o Exército à disposição para novas parcerias. Ele disse que fará o possível para dar continuidade à conclusão da obra do Memorial Rondon. “Estamos à disposição enquanto interlocutor no que acharem necessário para a conclusão da obra”, afirmou Ferrarezi.
Para o secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), Oscemário Daltro, que recepcionou o general e comitiva, a oportunidade é impar, pois Rondon fez a ponte entre Mato Grosso e o mundo. Ele destaca que a comunidade de Mimoso sempre foi destacada por onde passou seu nobre filho. “Em todos os lugares que passou Rondon nunca se esqueceu de frisar que veio de uma família humilde e que era de Mimoso”, comenta.
Perspectiva do Memorial (Blog Turismo Rural)
O arquiteto José Afonso Portocarrero, um dos responsáveis pelo projeto do Memorial Rondon, explicou ao general Ferrarezi o conceito da obra ser em formato circular - lembra uma oca e remete ao trabalho de Rondon como indigenista. Ele frisa que a altura dos pilares foi calculada para que o acervo esteja protegido na época das cheias, quando o acesso ao Memorial será feito por meio de duas passarelas erguidas acima do nível das cheias. A outra passarela, sustentará um jazigo, para onde serão transferidas as cinzas de Rondon, hoje depositadas no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
O servidor da Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), Reinaldo Vaz Guimarães, representando a secretária Teté Bezerra, entregou um livro azul que evidencia as belezas naturais de Mato Grosso. Ele ainda pré-agendou para uma segunda ocasião com o general da Brigada João Batista Carvalho Bernardes, uma audiência com a presença da secretária Teté.

Participaram ainda da recepção ao general Ferrarezi, os moradores da comunidade de Mimoso, a diretora da Escola Estadual Santa Claudina, Adriana Aparecida Marques de Almeida, secretário de Cultura de Santo Antônio de Leverger, Pedro Galberto, e do produtor cultural Júlio Rocha que presenteou o general um exemplar do seu livro Cururu e Siriri do Rio Abaixo.
24 Horas News/montedo.com










Comento:
Segundo o blog Turismo Ruralas obras iniciaram no governo Dante de Oliveira, que terminou em 2002. Lá se vão mais de dez anos e o esqueleto do monumento cria mato em meio ao Pantanal. Eis uma amostra do respeito que se tem nos dias de hoje pelos Heróis Nacionais.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics