25 de dezembro de 2011

NOTÍCIA FALSA: HELICÓPTERO DO EXÉRCITO DESAPARECE NA AMAZÔNIA COM SEIS MILITARES A BORDO


Atualização 22h:
Estou pasmo. Recebi o seguinte texto na área de comentários:

"Carlos Waldyr Aguiar disse...
Bom Dia. Feliz Natal. Sou o Tenente Coronel AGUIAR, Comandante do 4º Batalhão de Aviação do Exército, Unidade Aérea diretamente subordinada ao Comando Militar da Amazônia e com 18 anos de experiências em missões cumpridas nessa importante e estratégica região de nosso País. Gostaria de esclarecer que a presente matéria é totalmente inverídica. Não houve nenhuma decolagem no dia 23 Dez e, muito menos, aeronave desaparecida. Os nomes divulgados nem pertencem ao efetivo da Organização Militar. Os responsáveis pela matéria já foram contactados e as devidas medidas já estão sendo tomadas. SELVA!!!"
 Não posso asseverar a veracidade do comentário, porém, tudo indica que ele seja procedente. Desde ontem tenho pesquisado nos sites de notícias para obter maiores detalhes da suposta queda do helicóptero e estranhei muito a total ausência de informações a respeito. A matéria constava, tão somente, no Portal A Crítica, de Manaus, de onde a retirei (e guardei cópia, claro). Pelo sim, pelo não, A Crítica deletou a notícia anterior (o link está indisponível) e postou uma nova versão. Confira:

Helicóptero desaparece após decolar de Manaus
Por volta das 22h de ontem, uma um grupo composto por cinco militares se deslocou de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação para o município localizado ao Sul do Estado na tentativa de localizar a aeronave
ANA CAROLINA BARBOSA
Sete militares estão desaparecidos desde às 15h de ontem. Por volta das 14h30, eles saíram de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, com destino a Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) e, meia hora depois, oficiais do Comando Militar da Amazônia (CMA) perderam o contato com o piloto             , segundo informações de uma fonte que preferiu ter a identidade preservada e que afirma estar lotada no CMA.
Por volta das 22h de ontem, uma um grupo composto por cinco militares se deslocou de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação para o município localizado ao Sul do Estado na tentativa de localizar a aeronave. Se confirmada a queda do helicóptero, eles acionarão o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) para iniciarem as buscas.
A assessoria do CMA nega que qualquer aeronave tenha decolado na tarde de ontem e afirma que não há desaparecidos.
Comento:
Pelo jeito, alguém passou um trote na jornalista.Se, por um lado, lamento por ter reproduzido uma informação provavelmente falsa, por outro, fico muito feliz em saber que não houve acidente algum e que nenhum filho, pai ou esposa de companheiros nossos chorou a perda de um deles neste Natal.

Confira a versão anterior da notícia, publicada ontem no blog: 

Helicóptero que decolou do 4º Batalhão de Aviação, na Zona Sul de Manaus, desaparece com sete pessoas a bordo
Além do piloto Bruno Campelo, estavam na aeronave o 3º sargento Rodrigo Lacerda, 26, o 2º tenente Alan Ribeiro, 32, o cabo Eudes Pascoal, 27 e os soldados Loy Martins, 23, Eduardo Borges (cuja idade não foi revelada) e Bruno Muniz, 19.


Uma equipe do CMA foi deslocada para Boca do Acre onde tentará localizar a aeronave (Alexandre Fonseca)
ANA CAROLINA BARBOSA
Sete pessoas - seis delas militares - estão desaparecidas desde às 15h de ontem. Por volta das 14h30, elas saíram de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, com destino a Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) e, meia hora depois, oficiais do Comando Militar da Amazônia (CMA) perderam o contato com o piloto            , segundo informações de uma fonte do CMA que preferiu ter a identidade preservada.
Além dele, estavam na aeronave o 3º sargento            , 26, o 2º tenente            , 32, o cabo               , 27 e os soldados             , 23,                  (cuja idade não foi revelada) e             , 19.
Por volta das 22h de ontem, uma um grupo composto por cinco militares se deslocou de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação para o município localizado ao Sul do Estado na tentativa de localizar a aeronave. Se confirmada a queda do helicóptero, eles acionaram o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) para iniciarem as buscas.
A CRÍTICA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics