23 de dezembro de 2011

HELIBRAS ASSUME LOGÍSTICA DA MANUTENÇÃO DOS HELICÓPTEROS DAS FORÇAS ARMADAS

Helibras assina contrato com as Forças Armadas para suprimento de peças e serviços
Medida vai gerar muita economia com estoques e peças. Manutenção dos EC725 vai permitir avanços no domínio tecnológico.

Um dos contratos mais importantes para o programa de fabricação dos helicópteros EC725 no Brasil foi assinado entre a Helibras e as Forças Armadas no dia 21 de dezembro (quarta-feira). Ele prevê que a empresa brasileira faça todo o gerenciamento dos estoques de peças e forneça toda a assistência técnica necessária com deslocamento de equipes em qualquer das bases das três Forças espalhadas pelo país. Isto envolve as inspeções, as revisões e os reparos dos helicópteros.
Com projeção de até R$ 150 milhões e duração de cinco anos, este contrato vai garantir a permanência em atividade de todas as aeronaves EC725 entregues neste período, pois a Helibras será a responsável pela logística de fornecimento das peças e serviços que forem necessários nas atividades de manutenção – esta já prevista no contrato de fabricação.
“As Forças Armadas terão uma enorme economia com a compra de peças e formação de estoques estratégicos, pois, como eles serão feitos pela Helibras, não será necessário que cada Força tenha sua própria estrutura de suprimentos”, explica Marco Wagner, gerente comercial para o programa EC725 da Helibras.
Outro benefício será a oferta de assistência técnica para as Forças em qualquer uma das bases onde os helicópteros estiverem em operação, ou mesmo em campo, caso seja necessária a presença dos profissionais da Helibras para orientar as intervenções técnicas e mecânicas.
“Este contrato vai permitir, além dos benefícios econômicos e logísticos, maior domínio tecnológico tanto por parte das Forças Armadas quanto da Helibras, o qual será importante para o desenvolvimento de um helicóptero brasileiro, previsto para ser uma realidade dentro de dez anos”, completa Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 570 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 600 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. [www.helibras.com.br].

Eurocopter e a EADS
Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder na fabricação de helicópteros nos mercados civil e governamental, com um volume de vendas de 4,3 bilhões de euros, referente a helicópteros e serviços e faturamento de 4,8 bilhões de euros – 53% com a entrega de 527 novas aeronaves e 36% de serviços. Com 49% de participação nos mercados civil e governamental, a Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 27 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 33% da frota mundial de helicópteros. Mais de 11.200 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.900 clientes em 147 países. [ www.eurocopter.com].

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. [www.eads.com.br].

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics