25 de outubro de 2011

DIVULGADO RELATÓRIO DE OPERAÇÃO INTEGRADA NA FRONTEIRA DO MS

Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira divulga resultados de operação em Albuquerque
Com cerca de 140 homens, 16 viaturas e três embarcações o GGI-F (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira), realizou a Operação Presença 1 na região de Albuquerque em Corumbá. A operação aconteceu na quinta-feira (20) e sexta-feira (21) e contou com bloqueios nas vias de acesso ao Distrito de Albuquerque montadas pelo Exército Brasileiro, fiscalização fluvial realizada pela Marinha do Brasil e Polícia Militar Ambiental, fiscalização pelo Corpo de Bombeiros Militar, abordagens policiais pelas policias militar e civil e palestras ministradas pelo Promotor Luciano Anechini Lara Leite (5º Promotor de Justiça de Corumbá), Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, do Patrimônio Público, Curadoria dos Registros Públicos e das Fundações e crimes correlatos.
Os instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) falaram sobre prevenção ao uso de drogas e a violência orientando alunos da Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque, como se manter longe das drogas e da violência. Os pais dos alunos também participaram das palestras de prevenção ao uso e abuso de drogas e violência, cidadania, Polícia Comunitária, defesa do consumidor, exploração sexual infantil, Lei Maria da Penha, vigilância sanitária, educação ambiental e palestra sobre as atividades do Exército Brasileiro e suas ações sociais.
Leia também:
FORÇAS ARMADAS REALIZAM "OPERAÇÃO PRESENÇA" NA FRONTEIRA DO MS
Ao final da operação foram registradas 78 abordagens a pessoas, 193 veículos vistoriados sendo 116 veículos de passeio, 12 ônibus e 57 motocicletas e 8 caminhões. Durante a operação 31 pessoas foram checadas, uma pessoa detida, 66 munições apreendidas e 9 estabelecimentos comerciais fiscalizados. O Ministério Público em ação conjunta com o 6º BPM e Vigilância Sanitária vistoriaram seis casas noturnas em ação de combate a exploração sexual infantil, mas nada foi encontrado. As guarnições da Polícia Militar Ambiental vistoriaram 28 embarcações, apreenderam um barco com motor, um molinete e quatro quilos de pescado irregular e ainda autuaram dois estabelecimentos por funcionavam sem licença. Foram realizadas notificações pela vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros.
Para a realizaçã da checagem de pessoas e documentos de veículos foram montadas bases de operação pelo Exército e pelas policiais Militar e Civil. A base de operação das policiais Militar e Civil foi montada na estrutura cedida pela escola municipal local onde eram feitas checagens através do sistema SIGO e INFOSEG.
Esta foi a primeira ação efetiva do GGI-F na região de Corumbá e segundo o Secretário Executivo do órgão Coronel PM Valter Godoy Rojas, outra operações acontecerão ainda este ano na região de fronteira com a Bolívia.
MídiaMax

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics