30 de setembro de 2011

CÂMARA REJEITA PROPOSTA PARA MUDAR LEI DA ANISITA

Relator votou contra medida e argumentou que não se pode punir crimes do passado
A tentativa de parlamentares favoráveis à revisão da Lei da Anistia para que se pudesse punir oficiais da ditadura militar (1964-1985) acusados de tortura fracassou na Câmara dos Deputados.
A Comissão de Relações Exteriores da Casa rejeitou, na quarta-feira (28), dois projetos que tratavam do tema.
As propostas seguem tramitando e ainda irão à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e ao plenário, mas o parecer contrário reduz as chances de que cheguem a virar leis.
As medidas foram apresentadas pelos deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP).
Os dois parlamentares desejam editar uma norma legal determinando que crimes cometidos por agentes públicos contra pessoas que combateram a ditadura militar não se incluem no conceito de “crimes conexos” dispostos na Lei da Anistia, promulgada em 1979.
O tema foi debatido no ano passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que negou um pedido pela revisão da lei a manteve o entendimento de crimes praticados por agentes públicos foram anistiados pelo dispositivo.
Para Erundina, porém, o julgamento não encerrou o debate e o Congresso teria poder para mudar a legislação. Ela destaca que o país já foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da OEA (Organização dos Estados Americanos), por não ter punido torturadores.
O relator da proposta, Hugo Napoleão (DEM-PI), argumentou em seu voto que houve um pacto entre as forças políticas na época em favor de uma “anistia ampla, geral e irrestrita”. Ele ressaltou que não é possível produzir uma lei nova para punir crimes do passado.
A votação dos projetos aconteceu de forma simbólica e depois de o governo evitar o debate em reuniões anteriores para que não existisse contaminação na votação da Comissão da Verdade, aprovada pela Câmara semana passada. Os governistas, que evitaram a possibilidade de votação nominal, foram fundamentais para a rejeição do projeto.
Para o deputado Chico Alencar, o resultado retrata a dificuldade para mudar a legislação sobre o tema.
- Acho que significou que, do ponto de vista do Legislativo, a interpretação do Supremo que os torturadores são inimputáveis foi referendada. Foi um sinal de que as condições de aprovação deste projeto na Câmara são precárias.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics