18 de setembro de 2011

BRIGADA GUIACURÚS RECEBE HOMENAGEM POR PROJETO ECOLÓGICO NO MS

Brigada transforma óleo em detergente
Coronel Perez Pimenta anuncia 70 projetos na Brigada Guaicurus (Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO)
DOURADOS – A 4ª Cavalaria Mecanizada, a Brigada Guaicurús, recebeu moção de congratulação da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A homenagem destacou o “Projeto Reciclar”, que transforma resíduos de óleo de motor, utilizados nos veículos do Exército, em detergente.
O Coronel Pedro Paulo Perez Pimenta, assessor de Gestão do Comando da Brigada Guaicurús, explica que o projeto ambiental é um dos 70 em andamento no Forte Guaicurús. “Tudo faz parte do Sistema de Excelência em Gestão que foi implantado em Dourados no final de 2010. De toda a área do Comando Militar do Oeste (CMO), que abrange Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o “Forte Guaicurus” é a Brigada piloto”, destaca.
Os projetos realizados pela Brigada poderão servir de referência para outros ao redor do país, depois que forem avaliados como boas práticas. “Existe um relatório de gestão que contém uma série de itens verificados. Um deles é o meio ambiente. Neste caso, criamos o lixo reciclável que visa a diminuição dos impactos ambientais e a economia do dinheiro público”, explica.
Perez Pimenta conta que, por mês, em média 4 litros de óleo são transformados em 70 litros de detergente. Tudo é feito por soldados, na própria Brigada.
Os 70 projetos, distribuídos em praticamente todas as unidades subordinadas a Brigada, disputam no prêmio Gestão MS Competitivo. “Todas elas encaminharam seus relatórios de gestão e os avaliadores farão análise das boas práticas. Se houver este quesito, a unidade passa para a segunda fase que é a visita técnica in loco”.

VISITA
No mês passado, a Brigada Guaicurús recebeu a visita do 2º subchefe do Estado maior do Exército, General Carvalho. O objetivo foi verificar o andamento dos projetos da Brigada, piloto em gestão. “Cada vez fica mais claro para a sociedade que os projetos visam a satisfação e bem estar da população nos serviços que presta a comunidade. O objetivo é tornar cada vez mais a execução destes trabalhos com maior qualidade”, destaca.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics