29 de agosto de 2011

VOLTA À CASERNA: A VIDA DURA DÁ SAUDADE

A vida dura dá saudade
Volta à Caserna reuniu neste sábado cerca de 800 reservistas do Exército, no 12º GAC para um dia de homenagens

Ex-integrantes do exército participam neste sábado (27) de homenagem
 no 12º GAC, sob os aplausos de oficiais da ativa
(Foto: Clodoaldo de Silva/Agência BOM DIA)

Regiane Cavagna 

Jundiaí (SP) - Regras de comportamento, respeito, igualdade e a disciplina. Estes são alguns dos valores que o reservista Osmar Rezzaghi, 69 anos, aprendeu no Exército e afirma ter levado para o restante de sua vida. Ele foi um dos cerca de 800 reservistas que participaram na manhã deste sábado (27) da 14ª edição do Volta a Caserna, promovido pelo 12º GAC (Grupo de Artilharia e Campanha) “Grupo Barão de Jundiahy”.
“É uma grande honra estar nesta solenidade tão bonita e relembrar o tempo em que todos comeram a mesma comida, dormiram na mesma cama ruim, mas aprenderam valores de disciplina e cidadania”, disse. Muito brincalhão, Rezzagui contou que fez amigos e tem muitas histórias para contar.
“Um dia tentei cabular aula e resolvi me refugiar na horta que existia no antigo quartel. Mas quando cheguei lá, já tinham outros 13 soldados.” Para ele, a conclusão foi a de que sempre existe alguém mais esperto.
Segundo o comandante do 12º GAC, Tenente Coronel Flávio Alvarenga Filho, o evento é uma homenagem a todos que se dedicaram em defesa da `Pátria. “É uma oportunidade de integração entre os soldados de ontem e hoje, onde os princípios e valores são os mesmos”, afirmou.

Futuro
A 3ª Sargento Dayane Gisele Pereira imagina um dia fazer parte do evento onde predomina o público masculino para ser homenageada como os reservistas que “voltaram à caserna”.
Desde 2009, ela integra a corporação e as mesmas regras de disciplina. “Fiquei sabendo do concurso, me inscrevi no último dia e passei. Hoje, gosto muito do que faço.”

Solenidade
A solenidade contou com formatura dos soldados da ativa e desfile dos reservistas pelo pátio Duque de Caxias. Várias autoridades participaram.

Recepção
O evento contou com almoço, após a formatura e exposição de material militar nas dependências do quartel.

800 
É o número de reservistas de todas as classes, da Organização Militar e 2ª Companhia de Comunicação.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics