18 de abril de 2011

ALEMÃO: FORÇA DE PACIFICAÇÃO PROMOVE 'CORRIDA DA PAZ'

Mais de 500 atletas participam da 'Corrida da Paz' no Complexo do Alemão

GERALDO PERELO
Quinhentos atletas, militares e civis, entre eles moradores do complexo de favelas do Alemão e da Penha, participaram da ‘Corrida da Paz’. A maratona foi promovida pela Força de Pacificação, formada por 1.700 homens da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, alusiva à Semana do Exército.
Com 6,5 km de extensão, a corrida contou com a participação de um pelotão de 20 mulheres. A largada foi no Parque Ari Barroso, na Penha, e atravessou todas as comunidades pacificadas. A partir da Vila Cruzeiro, cruzou a Serra da Misericórdia, usada como rota de fuga dos traficantes, durante a ocupação em novembro, e terminou na Estrada do Itararé.
O comandante da Força Pacificadora, general Cesar Leme, disse que o objetivo da maratona é consolidar a integração da comunidade com as Forças Armadas. O oficial lembrou ainda que o prazo previsto para a permanência das tropas das Forças Armadas no complexo do Alemão e na Penha é até outubro, mas poderá se estender caso haja necessidade.

À espera das UPPs
“Uma das linhas de trabalho da nossa Força de Pacificação, junto com a comunidade, é incentivar o esporte e a cultura”, explicou o general Cesar Leme. O comandante informou ainda que a saída das Forças do Alemão vai depender da estrutura das Unidades de Polícia Pacificadora (as UPPs) que estão sendo montadas pelo governo do estado. “A partir daí, nós começaremos a fazer a transição”, disse.
Cesar Leme frisou que a avaliação das ocupações, até agora, é a melhor possível. “As comunidades estão pacificadas, as associações (de moradores) estão trabalhando junto conosco, os órgãos públicos, municipais e estaduais, também estão fazendo a sua parte. São, portanto, resultados extremamente positivos”, afirmou.
O DIA ONLINE

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics