15 de fevereiro de 2011

CAPITÃO É DENUNCIADO POR INVASÃO DE REDE DE COMPUTADORES DO EXÉRCITO

Capitão da AMAN é denunciado por invasão à rede de computadores do DECEx
O 2º Ofício da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro ofereceu denúncia contra capitão da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN pela invasão ao servidor do Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEx, vindo a acarretar a interrupção da rede e trazendo prejuízo aos usuários do sistema de ensino.
No dia 20 de julho de 2009, o capitão denunciado foi preso em flagrante delito por ter sido surpreendido, nas dependências da Divisão de Tecnologia da Informação da AMAN, utilizando o computador para acessar, sem autorização, o servidor do DECEx. O militar acessou a rede do DECEx utilizando a técnica do tunelamento, acesso em que o endereço IP do computador fica mascarado. A invasão foi constatada por outros militares que acompanhavam o funcionamento da rede.
Em depoimento, o capitão nega a invasão à rede DECEx, alega que apenas acessou o servidor de voz sobre IP (VOIP) e fez uma configuração. Disse ainda que fazia tempo que não entrava na rede por falta de conhecimento técnico e que não dominava a técnica de tunelamento.
Laudo pericial emitido pelo Centro Integrado de Telemática do Exército constatou que, quando da invasão, houve furto de senhas, de caráter pessoal, que provocaram a indisponibilidade de acesso para os reais usuários. Além disso, segundo Relatório do Ataque e Invasão da Rede de Ensino do DECEx, verificou-se que no mês anterior ao fato (junho de 2009), houve uma tentativa de acesso não autorizado de uma máquina que estava distribuída para a AMAN, sendo o capitão a pessoa responsável pela mesma. Naquela ocasião o ora denunciado informou que não sabia de nada, inclusive recomendando que a mesma fosse desligada, pois poderia ter sido invadida por algum hacker.
Para o MPM, a autoria e materialidade estão comprovadas, tanto pelas declarações do ora denunciado como pelas informações das testemunhas, assim como pelo teor da perícia realizada e do relatório expedido pelo DECEx. Pelo exposto, o capitão foi denunciado como incurso no artigo 288, caput, do Código Penal Militar (interrupção ou perturbação de serviço ou meio de comunicação).
MPM

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics