26 de janeiro de 2011

HAITI: INFANTARIA DA AERONÁUTICA PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DA MINUSTAH

Aeronáutica envia tropa de Infantaria para missão de paz da ONU

Um pelotão com 27 militares da Aeronáutica serão enviados, pela primeira vez, para participar de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A tropa de Infantaria da Aeronáutica embarca para o Haiti no dia 9 de fevereiro para compor o contingente da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah), que já conta com militares do Exército e da Marinha. O Brasil participa dos trabalhos naquele país desde 2004 e a Aeronáutica mantém uma linha aérea regular de apoio aos militares brasileiros.
Os militares da Infantaria da Aeronáutica que estarão no Haiti passaram por uma seleção que exigiu exames físicos, médicos e psicológicos. Depois, passaram por um programa de preparação no Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Recife (Binfae-RF) e no 14º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro.
Do efetivo que estará na missão histórica da Aeronáutica, 22 são do próprio batalhão de Recife e cinco vieram de unidades de Infantaria da Base Aérea de Fortaleza, da Base Aérea de Natal e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
“No período de preparação, os militares tiveram instruções especiais sobre regras de engajamento, sobre a garantia da lei e da ordem, instrução de tiro, patrulhas e treinamento físico, dentre outras atividades”, explica o Tenente-Coronel de Infantaria Júlio Cezar Pontes, comandante do Binfae-RF.

Reconhecimento
Segundo o Major-Brigadeiro-do-Ar Hélio Paes de Barros Júnior, comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), sediado em Recife (PE), o envio da tropa mostra reconhecimento da participação dos militares.
“É uma experiência importantíssima para o Batalhão de Infantaria de Recife, para a Infantaria da Aeronáutica, porque os conhecimentos adquiridos serão disseminados para outras unidades”, afirma.
No Haiti, as tropas do Exército e da Marinha trabalham para a garantia da lei e da ordem desde 2004, modelo que, hoje, está sendo aplicado no Rio de Janeiro, no Morro do Alemão, em apoio ao governo do Rio de Janeiro para a pacificação da região.
Desde o início da missão de paz, os militares brasileiros ajudam na reconstrução do país e no socorro à população – como ocorreu no ano passado, após o terremoto que devastou Porto Príncipe. A Aeronáutica participa desse esforço com militares e aeronaves que fazem o transporte de todo o tipo de suprimentos para as tropas do Brasil.
Os militares da Aeronáutica serão integrados ao contingente do Exército que está no Nordeste e que iniciou neste o mês o deslocamento para o Haiti. Mais de mil homens embarcam até o mês que vem para a substituição do efetivo que está naquele país desde a metade do ano passado. “A participação da nossa tropa terrestre é um reconhecimento de que a Infantaria da Aeronáutica é uma opção a ser aplicada pelo País”, destaca o Comandante do II Comar.
MD, via Portal Brasil

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics