30 de junho de 2010

ENCHENTES:MILITARES GAÚCHOS VÃO CONSTRUIR PONTE NO NORDESTE

Grupo de 75 militares do RS se prepara para construir ponte no Nordeste
Ao todo, 43 militares devem partir de Cachoeira do Sul amanhã

Kamila Almeida | kamila.almeida@zerohora.com.br

 Um grupo de 75 militares do Rio Grande do Sul darão apoio à reconstrução das regiões atingidas pela chuva no Nordeste. Doze viaturas militares saíram do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul no domingo em direção ao município de Garanhuns, a 200 quilômetros de Recife, equipadas com as estruturas das pontes.
Está prevista para amanhã, às 13h, a partida de mais um comboio, com 43 militares. De acordo com o tenente de engenharia, Marcos Vasconcelos Diniz, o primeiro grupo ainda não chegou ao destino e deve passar esta noite em São José do Rio Preto, em São Paulo.
— A primeira leva de pessoas saiu daqui carregando as estruturas. Esse segundo grupo é formado pelos engenheiros que vão montar a ponte.
A missão possibilitará a montagem de uma ponte Compact 200, com extensão de 60 metros e capacidade de 80 toneladas. Os locais da montagem do material ainda não foram definidos.
Dos 75 militares, apenas oito não são gaúchos, destacou o tenente.

TRÊS RECRUTAS DO EXÉRCITO SÃO PRESOS POR ASSALTO NO PR

Três soldados do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército foram presos por assalto na noite de ontem (29), no Centro de Cascavel.
Segundo policiais do Serviço Reservado da Polícia Militar, os recrutas das Forças Armadas roubaram bolsas com dinheiro, documentos e objetos pessoas de duas mulheres na Rua Paraná, em frente à biblioteca municipal.
Na ação os acusados usuram uma motocicleta emprestada. A polícia conseguiu deter os três minutos depois do roubo. Um dos três soldados, que não teve o nome divulgado, fugiu a pé e foi pego próximo a um posto de combustíveis na Rua Minas Gerais.
Felipe Berto da Silva e Moises Antunes Lopes, ambos de 18 anos, fugiram na moto e foram alcançados minutos depois, também nas ruas do Centro.
Os três foram encaminhados à 15ª SDP.

ENCHENTE: MAIS UM HOSPITAL DE CAMPANHA DO EXÉRCITO COMEÇA A FUNCIONAR NO NORDESTE

Exército monta hospital de campanha em Murici (AL)
Outro atendimento do Exército Brasileiro é feito em Palmares, em Pernambuco
 


No Estado, pelo menos 74 mil pessoas estão fora de casa por causa das chuvas
Por causa das chuvas que mataram ao menos 34 pessoas em Alagoas e já deixaram mais de 74.515 pessoas fora de suas casas, o Exército Brasileiro está montando o primeiro hospital de campanha no Estado na manhã desta terça-feira (29), em Murici.
O hospital móvel deve ficar pronto ainda nesta terça e tem capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia. Segundo a enfermeira responsável, Major Simone Moura, 25 pessoas já estão no local, mas o efetivo deve aumentar. Ela explica que os pacientes poderão fazer pequenas cirurgias e passar por atendimentos de emergência, clínica médica e pediatria.
Simone Moura explicou que esse é o segundo hospital de Campanha do Exército para as vítimas das chuvas no Nordeste. O primeiro foi montado em Palmares, em Pernambuco e começou a operar na semana passada. Leia mais.

29 de junho de 2010

BINGO! EX-SARGENTO GAY CONFIRMA CANDIDATURA!

Não deu outra. Conforme este blog "profetizou", o ex-sargento Fernando Alcântara (à direita na imagem) confirmou sua candidatura a deputado federal, pelo PSB de São Paulo. Cá entre nós, não era preciso ser nenhuma Mãe Dinah para prever que isso aconteceria. Trata-se de mais um espertalhão (no caso, usando farda) a aproveitar-se da notoriedade obtida através de aparições sensacionalistas na mídia engajada, para tentar obter proveito próprio, ao melhor estilo Geisy Arruda.
Todos os passos de Fernando foram dados na direção de adquirir visibilidade, desde a entrevista a revista Isto É até  o ataque ao General Cerqueira, passando pelo espalhafatoso episódio de sua prisão pelo crime de deserção, ao sair da Rede TV, após entrevista em rede nacional. Pelo histórico, o mancebo, se atingir seu objetivo, estará entre iguais na Câmara dos Deputados. Afinal, espertalhões não faltam por lá.

PM/RJ APREENDE CARTUCHOS RECOLHIDOS NO CAMPO DE INSTRUÇÃO DA AMAN

PM apreende munições deflagradas
Suspeito informou aos policiais que recolheu cartuchos no Campo de Instrução da Aman



Policiais militares apreendem 377 munições deflagradas

ITATIAIA - Uma operação realizada no final da tarde de sábado por policiais do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na Avenida dos Ilhéus, no bairro Jardim Itatiaia, resultou na apreensão de 377 munições deflagradas, além de uma touca ninja preta. O material estava com Leandro Alves Pereira, 18 anos. A apreensão aconteceu por volta das 18 horas e foi feita pelo sargento Enéas, o cabo Aragão e os soldados Miranda e Alexandre, equipe da Patamo.
Os policiais contaram que a guarnição estava em patrulhamento quando avistou o jovem com dois volumes dentro do casaco. Os PMs abordaram o suspeito e, após revista, encontraram no casaco 377 cartuchos deflagrados. Em seguida, Leandro Alves foi conduzido à 99ª Delegacia Legal, de Itatiaia, juntamente com o material apreendido. Com ele, os policiais encontraram 335 cartuchos de calibre 7.62, 39 munições de 9mm, dois cartuchos calibre 5.56, uma munição de festim calibre 7.62 e uma touca ninja preta.
De acordo com uma fonte policial, o suspeito revelou que já tinha passagem pela polícia pelo mesmo motivo. Ainda conforme a polícia, na 99ª DP, Leandro prestou
esclarecimentos alegando que o material apreendido foi recolhido no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Logo após prestar depoimento, o suspeito foi liberado.
O caso foi registrado com base no artigo 169, inciso II do Código Penal (apropriação de coisa achada - quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro do prazo de 15 dias).
A 5ª Seção de Comunicação Social da Aman informou em nota que só vai se pronunciar sobre o assunto após o término das investigações realizadas pela Polícia Civil. Porém, a 5ª Seção já adianta que a entrada de pessoas não autorizadas no Campo de Instrução da Aman é proibida. De acordo com a 5ª Seção, no final das instruções os cartuchos deflagrados são devidamente recolhidos.


A Voz da Cidade

MASSA DE MANOBRA QUALIFICADA

Relatório oficial afirma que as organizações ambientalistas estão a serviço dos países ricos.
O Grupo de Trabalho da Amazônia (GTAM), um colegiado informal composto por integrantes da Agencia Brasileira de Inteligência (Abin) e de órgãos de Inteligência das Forças Armadas e da Polícia Federal, elaborou um relatório secreto que acusa várias Organizações Não Governamentais (ONGs) de atuarem na Amazônia como fachada para os interesses de países ricos. O relatório, que veio à tona no início do mês, confirma o que vinha sendo denunciado por entidades ligadas ao setor produtivo e coloca em xeque a ação de poderosas ONGs que atuam na região.
Segundo a assessoria de comunicação da Abin, o documento foi assinado pelo coordenador do GTAM e representante da Abin, Gélio Fregapani, e ha consenso entre os integrantes do GTAM. Segundo o relatório, que veio à tona depois do conflito iniciado com a criação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, existem interesses estrangeiros sendo defendidos dentro da Amazônia brasileira pelas ONGs. Ainda de acordo com o documento, cerca de 115 ONGs atuam na Amazônia Ocidental sem que se saiba quais os reais interesses dessas entidades. O relatório revela que importantes ONGs internacionais agem pela internacionalização da Amazônia e apontam a participação de entidades brasileiras, algumas delas ligadas a Igreja Católica.
O relatório do coronel Gélio Fregapani alerta para o perigo da atuação livre dessas organizações, que seriam fachadas para os interesses econômicos e geopolíticos de países ricos como os Estados Unidos e alguns da Europa. Muitas vezes, a serviço de outras nações, as ONGs valorizam o mapeamento detalhado das riquezas minerais, o acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade da região, sem o devido controle governamental, diz o documento, que depois de divulgado por alguns jornais, não foi contestado pela Abin.
“Jogo – O GTAM concluiu em viagem à Amazônia que existem fortes indicações de que os problemas ambientais e indigenistas são apenas pretextos e que as principais ONGs são, na realidade, peças do grande jogo em que se empenham os países hegemônicos para manter e ampliar sua dominação. As ONGs certamente servem de cobertura dos serviços secretos de países ricos”, diz um trecho do relatório.
O documento confirma o que já vinha sendo denunciado há algum tempo por entidades ligadas ao setor produtivo na Amazônia: que as ONGs contribuíram para a criação de extensas terras indígenas, áreas de proteção ambiental e corredores ecológicos que, atualmente, sem dúvida alguma, dificultam e inibem a presença do Estado e (aplicação) dos programas de políticas públicas para a região.
Documento mostra que as entidades são apoiadas por príncipe e banqueiro. O GTAM denomina os movimentos ambientalistas de “Clube das Ilhas” e os classifica em três setores: um elabora as diretrizes gerais, outras planeja as operações e um terceiro, a chamada linha de frente, realiza a ação direta como uma “tropa de choque”. No topo da pirâmide de importância, segundo o relatório, estão a União Nacional para a Conservação da Natureza (UINC) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), orientado pelo príncipe Charles, do Reino Unido, e que teria entre seus dirigentes o banqueiro Joseph Safra. As informações do GTAM confirmam as denuncias feitas pelo Movimento de Solidariedade Ibero-americana (MSIa), que edita várias publicações que acusam diversas ONGs de atuarem contra os interesses do Brasil.
Um dos líderes do movimento no Brasil, o jornalista mexicano Lorenzo Carrasco, em entrevista a O LIBERAL, denunciou a existência de uma “guerra de quarta geração” na Amazônia, com o objetivo de tomar a região do Brasil. Lorenzo “ o autor do livro Máfia Verde”, que foi tirado das bancas por determinação o judicial, depois que a WWF moveu ação contra a publicação. As denúncias de Lorenzo são confirmadas pelo relatório do GTAM.
O GTAM denuncia que na área da reserva ianomâmi, bem ao lado da Raposa Serra do Sol, uma das ONGs com maior influência a Survival International (SI), cujo roteiro de atuação foi criado pelo príncipe Philip, também do Reino Unido. A ONG internacional mais estruturada seria o grupo Greenpeace. As ações mais radicais seriam executadas pelo Greenpeace e Amigos da Terra, que já promoveram verdadeiras cruzadas contra obras de infra-estrutura e projetos de desenvolvimento na Amazônia. Segundo o MSIa, o objetivo das ONGs é dificultar o desenvolvimento econômico do Brasil e ao mesmo tempo passar a imagem que o país não tem capacidade de administrar a Amazônia, justificando a internacionalização.
Ajuda 
A Abin confirma ainda outra denuncia feita por entidades da região: que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Igreja Catolica, principal defensor da autonomia e da autodeterminação dos indígenas, teria recebido, entre 1992 e 1994, US$ 85 milhões da Fundação Nacional para a Democracia, dos Estados Unidos, mantida pelo governo e dirigida pelo Congresso norte-americano.
Tudo indica que uma reunião secreta entre membros do GTAM e várias entidades em Santarém, no oeste paraense, tenha contribuído com as investigações que culminaram no polêmico relatório. A reunião aconteceu no dia 6 de fevereiro, quando manifestantes tentaram bloquear o rio Amazonas em protesto contra a paralisação do setor madeireiro na região. No mesmo dia, representantes das Forças Armadas se reuniram secretamente com várias entidades, entre elas as Associações Empresarial de Santarém (Ases) e das Industrias Madeireiras de Santarém (Asimas). As entidades denunciaram que a ação das ONGs estava paralisando a economia regional.
Coronel denuncia que organizações querem barrar o desenvolvimento
O coronel Gélio Fregapani já afirmou, publicamente, que o interesse de boa parte das ONGs que atuam na Amazonia a barrar o desenvolvimento do Brasil. Gélio Fregapani o mentor da Doutrina Brasileira de Guerra na Selva e já esteve em quase todos os locais habitados e desabitados da Amazônia. Segundo o coronel, a Amazônia será ocupada por nós ou por outros e apesar de o Brasil ter legitimamente a posse, essa legitimidade não nos garante o futuro, segundo ele. Senão o ocuparmos a Amazônia, alguém ira ocupar.. Senão não a utilizarmos, alguém vai utilizá-la. Portanto a questão: devemos ocupá-la ou não? Nós somos brasileiros, então devemos ocupá-la, defende.
Gélio Fregapani diz que haverá pressões e que outros tentarão ocupar a Amazônia. “Sabemos que senão a ocuparmos, certamente teremos uma guerra pela ocupação, alerta o coronel. Ele afirma que a necessidade de ocupação da Amazônia é um fato e a melhor forma é deixar prosseguir a fronteira agrícola. E quanto mais perto das serras que separam o Brasil dos países ao Norte, melhor, diz. Para o coronel, o desejo dos povos desenvolvidos de tomarem conta das serras que separam o Brasil da Venezuela e da Guiana, por dois motivos: para evitar que o Brasil concorra com seus mercados e como reserva futura de matéria-prima.
Interesses, Fregapani denuncia que há três países especialmente interessados na Amazônia: os Estados Unidos, a Inglaterra e a Holanda. Eles teriam coadjuvantes: França, Alemanha e outros. Mas o interesse dos Estados Unidos é mais profundo. Se nos explorarmos o ouro abundante da Amazônia, vai cair o preço do ouro, e isso vai diminuir o valor das reservas dos Estados Unidos, onde está certamente a maior parte do ouro governamental do mundo, argumenta o militar. Segundo ele, isso seria um baque para os Estados Unidos, talvez pior do que perderem o petróleo da Arábia Saudita. A grita ambientalista atende principalmente aos Estados Unidos, para cortar a exploração do ouro, e também para não atrapalhar seu mercado de soja, denuncia.
Outro interessado, segundo Fregapani, a Inglaterra, que especial interesse pelo estanho, mercado que sempre dominou. Uma s jazida de estanho na Amazônia, do Pitinga, quebrou o cartel do mineral, fazendo despencar o preço de US$ 15 mil a tonelada para menos de US$ 3 mil. Agora está em US$ 7,5 mil, mas não voltou aos US$ 15 mil por causa de uma única jazida, explica. O coronel reconhece que há ambientalistas sinceros, mas que, segundo ele, acreditam nessas falácias, nessas mentiras, ostensivas, como a de que a Amazônia o pulmão do mundo e que os pólos estão derretendo por causa disso e por causa daquilo. Os pólos estão derretendo porque ciclicamente derretem e se alguma coisa influi nisso são os países industrializados.
Sobre os pontos específicos de interesse estrangeiro na Amazônia, Fregapani diz que entre eles estão às serras que separam o Brasil da Venezuela e da Guiana. Lá é que estão as principais jazidas e minerais do mundo. Lá que eles forçam para a criação de nações indígenas e, quem sabe, vão forçar depois a separação dessas nações indígenas do Brasil, denuncia. Um segundo ponto, segundo ele, é a orla da floresta, essa transição da floresta para o cerrado, perfeitamente apta à agricultura. Isso entraria em choque com os interesses dos Estados Unidos.
O Liberal - Belém do Para.

28 de junho de 2010

FORÇAS ARMADAS SOCORREM COMUNIDADE ISOLADA EM ALAGOAS

Militares das Forças Armadas transportam alimentos para povoado isolado em Alagoas
O povoado de Caruru, distrito do município de São José da Laje, cerca 110 quilômetros de Maceió, continua isolado mesmo após mais de uma semana das enchentes que atingiram o Estado de Alagoas. As pontes que davam acesso à comunidade, composta por 75 famílias, estão danificadas. Não há luz e a ajuda humanitária aos cerca de 400 moradores da localidade só chega por meio de helicópteros das Forças Armadas. Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército transportaram no sábado, dia 26, cestas básicas que foram distribuídas para a população local, cuja principal atividade econômica é o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar. Veja como foi a enchente no povoado de Caruru
A situação no povoado é dramática. No único mercado da cidade, o estoque de mantimentos só dura uma semana. Uma cesta básica, com itens simples, sai por cerca de R$ 42 reais. O grande problema é que a população não tem dinheiro, pois os bancos mais próximos também estão com problemas por causa da falta de luz. Os mantimentos transportados pelas Forças Armadas têm sido fundamentais para a população. Josileide de Lima, 31 anos, recebeu os mantimentos e acredita que poderá sobreviver por mais duas semanas com os alimentos que chegaram nas asas das aeronaves das Forças Armadas. “Essa ajuda vai ser muito importante. Se não tivesse esse auxílio, não sei como seria. No mercado só pode comprar quem tem dinheiro”, diz Josileide de Lima. “Aqui a ajuda só chega de helicóptero. Não tem como. Os carros daqui estão todos parados e não conseguem transportar ninguém. E agora está acabando o gás. As pessoas estão cozinhando na casa dos vizinhos ou em fogão a lenha”, completa Josélia Lima, irmã de Josileide. Assista aqui a Operação de transporte de mantimentos realizada pela FAB
Quando uma aeronave chega ao povoado o alvoroço é total. Muitos estão vendo um helicóptero de perto pela primeira vez na vida. No pequeno campo de futebol, onde a aeronave pousa para desembarcar os alimentos, a população já se posiciona para transportar as cestas básicas, que são guardadas na escola da comunidade. O pequeno Willian de Souza Lima, com apenas 10 anos, apesar da pouca idade, é um dos voluntários que auxiliam na tarefa. “Eu sinto o maior prazer em ajudar o povo. Pego um carrinho de mão e trago para cá ou coloco uns três quilos no ombro e saio. Cansa , mas eu ajudo”, diz Lima.
Autoridades médicas também visitaram a comunidade de Caruru. O Major-Médico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, Antônio Luis Santos Medeiros, realizou uma análise das condições de saúde do povoado. “Estamos aqui para verificar a necessidade ou não de um hospital de campanha já que aqui não há acesso rodoviário para cá. Em termos de saúde, esta população não foi tão atingida. Há alguns problemas crônicos, de pele, mas nada grave no momento, Mas precisamos verificar daqui a uma semana, quando começarem a surgir as doenças decorrentes do contato com às águas, como diarréia que é mais aguda, hepatites leptospirose e outras doenças”, explicou o médico.
Assista os depoimentos
Fonte: Do enviado especial, Tenente Flávio Nishimori
FAB

APÓS UMA SEMANA DE OPERAÇÃO, FAB CONTABILIZA AJUDA HUMANITÁRIA NO NORDESTE

A Operação de Ajuda Humanitária da Força Aérea Brasileira nos Estados de Pernambuco e Alagoas completa uma semana neste sábado, dia 26, com 94 pessoas resgatadas, centenas de atendimentos no Hospital de Campanha, instalado em Barreiros, a 100 Km de Recife e 100 toneladas de carga transportadas.
Nos primeiros dias das enchentes, a FAB trabalhou, prioritariamente, no resgate às vitimas ilhadas, com helicópteros mobilizados para o apoio à Operação. Em Pernambuco, foram salvas 50 pessoas e em Alagoas, 44.
Em uma segunda fase, a Força Aérea Brasileira passou a atuar logisticamente na Operação, transportando alimentos para os desabrigados e equipamentos para o auxílio no socorro às vítimas, bem como a implantação de seu Hospital de Campanha, com capacidade de 400 atendimentos por dia.

Tendo realizado mais de 120 horas de voo em proveito dos dois Estados, a Força Aérea continuará a atender às demandas necessárias para minimizar o sofrimento da população nas áreas atingidas pelo temporal.

FAB

BOLSA DITADURA: ANISTIADOS POBRES MORREM SEM RECEBER INDENIZAÇÃO

Processos referentes a vítimas mais humildes são tão demorados que elas estão morrendo sem ter recebido nenhum centavo

 Leonencio Nossa - O Estado de S.Paulo
Vítimas do regime militar das camadas mais humildes da população têm ficado à margem da concessão de indenizações pela Comissão de Anistia. Os processos referentes a barqueiros, agricultores, lavadeiras e pequenos comerciantes que sofreram tortura são tão demorados que eles estão morrendo de velhice sem ter recebido um centavo sequer.
Esse é o caso do comerciante Renovato Pereira Neto, de 71 anos, de São Geraldo do Araguaia. Acusado pelo Exército de vender munição para integrantes da Guerrilha do Araguaia, no começo dos anos 1970, ele passou quase três décadas sofrendo os traumas de choques elétricos. Em 2004, conseguiu entrar com pedido de indenização. Renovato morreu dois anos depois sem conseguir receber o benefício.
Dos 44 anistiados do Araguaia, 5 já morreram. "A Justiça tem de tomar uma decisão definitiva. Ou permite os pagamentos ou acaba de vez com a esperança do pessoal", afirmou Sezostrys Alves da Costa, representante da Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia. A associação conta com 280 integrantes.
O Estado revelou na edição de ontem que indenizações de R$ 4 bilhões pagas ou aprovadas pela Comissão de Anistia para perseguidos políticos poderão ter os valores revistos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Proposta em análise no órgão prevê a possibilidade de reduzir os benefícios concedidos aos anistiados. As indenizações já aprovadas somam um total de R$ 4,2 bilhões.
Suspensos. Em junho do ano passado, o então ministro da Justiça Tarso Genro entregou simbolicamente, numa praça de São Domingos, no Sul do Pará, a indenização à família de Renovato e a outros 43 moradores pobres que passaram pelos campos de tortura e foram reconhecidos como anistiados políticos. Os pagamentos, no entanto, foram suspensos por decisão da Justiça Federal.
De 1995 até 2007, o governo só tinha concedido duas anistias para pessoas de camadas mais pobres. Tarso afirmou que, a partir dali, o Ministério da Justiça priorizaria as vítimas esquecidas da ditadura.
Desde a suspensão dos benefícios dos agricultores do Araguaia, no ano passado, a Advocacia-Geral da União não conseguiu, porém, derrubar a liminar que bloqueou os pagamentos.
A decisão que suspendeu indenizações que variavam de R$ 83 mil a R$ 142 mil aos moradores do Araguaia foi tomada bem longe dali. O juiz José Carlos Zebulum, da 27.ª Vara Federal do Rio de Janeiro, aceitou pedido de suspensão apresentada pelos advogados do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP-RJ). O pai de Bolsonaro, Jair, deputado federal também pelo PP, representa setores conservadores das Forças Armadas no Congresso.
O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, reclama que o governo e os agricultores do Araguaia não foram ouvidos pela Justiça do Rio. "Não me surpreendem ações ideológicas de determinados grupos militares e reacionários. O que me surpreende é um juiz conceder essa liminar sem ouvir o Estado brasileiro e os camponeses", disse Abrão.
Tumulto. Na justificativa de sua decisão, o juiz José Carlos Zebulum escreveu que ouvir os camponeses "causaria evidente tumulto processual, prejudicando a eficiência e celeridade da prestação jurisdicional".
Sezostrys Costa disse que a suspensão dos pagamentos causou desespero entre os anistiados do Sul do Pará, pessoas que vivem em situação de miséria e com problemas de saúde.
Zé da Rita. José Francisco Pinto, o Zé da Rita, que participou de patrulhas militares era um dos perseguidos por grupos de direitos humanos. Ele reivindicava indenização por "trabalhar como escravo" dos militares. Zé da Rita morreu em abril deste ano.
Comento:
Sugiro aos "camponeses" que recorram ao companheiro Grenhalg, que descobriu, há muito tempo, o "mapa da mina". Entretanto, não garanto que recebam a mesma atenção dada a Zé Dirceu, Diógenes do PT, Carlos Heitor Cony, Ziraldo, Jaguar et caterva. Afinal, cento e poucos mil reais é merreca perto das polpudas indenizações que essa turma já embolsou.
 

27 de junho de 2010

PRÍNCIPE HARRY VISITA WEST POINT

O Príncipe Harry teve seu dia como combatente militar nesta sexta-feira, 25. Harry esteve na academia militar de West Point, no estado americano de Nova York, e fez simulações de enfrentamento com outros soldados. Na semana anterior, Harry fez um tour por vários países da África onde foi enroscado por uma cobra.

AFP 
/Agência



AFP 
/Agência






























EGO

FAB DISTRIBUI 100 T DE ALIMENTOS EM PERNAMBUCO E ALAGOAS

 



Moradores e soldados carregam mantimentos de emergência enviados pela FAB , em Santana do Mundaú, Alagoas
Foto: AP

A Força Aérea Brasileira (FAB) completou, na sexta-feira, uma semana de distribuição de mantimentos para os Estados de Pernambuco e Alagoas com cerca de 100 toneladas de mantimentos transportados, entre alimentos, água, remédios e equipamentos que ajudam na reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas.
Os municípios de Pernambuco que mais receberam ajuda foram Água Preta, Palmares e Barreiros, onde a FAB montou um hospital de campanha. Em Alagoas, deu atenção especial a Santana do Mundaú, Quebrangulo e Jacuípe.
Para fazer o transporte dos mantimentos, a FAB faz uso de nove aeronaves, entre helicópteros, boeing e bimotores.
Além do apoio da FAB, os Estados de Pernambuco e Alagoas, que já registram, juntos, 51 mortes, contam ainda com o suporte do Exército. Cerca de 3 mil homens estão alocados nas cidades afetadas pelas chuvas, auxiliando no resgate, remoção de desabrigados, distribuição de alimentos, doação de sangue, entre outras atividades de socorro.
O Exército está montando ainda um hospital de campanha em Palmares e disponibilizou sete helicópteros, 20 botes, 300 viaturas e cerca de 25 médicos para ajudar na recuperação das cidades.

JOVENS DO NORDESTE TEM POUCA PARTICIPAÇÃO NA ESPCEX

Militares objetivam, em campanha na região, melhorar o ingresso de candidatos a futuros oficiais
Em análise realizada após o último concurso para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), ficou constatado que a região Nordeste apresentou a menor representatividade em relação aos provenientes do Sul e do Sudeste. Assim, o Exército está intensificando a divulgação da campanha para ingresso naquela escola de formação.
De acordo com o chefe de Comunicação Social da 10ª Região Militar, coronel Felipe Ribeiro, a análise feita pelo Exército leva em conta a proporcionalidade de candidatos pela população da região. No entanto, ele reconhece que há maior número de quartéis nas regiões Sul e Sudeste, o que não chega a ser, entretanto, fator preponderante na escolha da carreira militar. Leia mais.

EXÉRCITO AUMENTA NUMERO DE HELICÓPTEROS PARA CHEGADA DE DONATIVOS

Os helicópteros vieram da cidade de Taubaté, em São Paulo, e pertencem ao 2º Batalhão de Aviação

Foto: Reprodução / TV Globo
A chuva também deixou milhares de pessoas desabrigadas em alagoas, e o Exército reforçou o número de helicópteros para facilitar a chegada dos donativos lá e, também, no interior de Pernambuco.
Os helicópteros vieram da cidade de Taubaté, em São Paulo. Eles pertencem ao 2º Batalhão de Aviação. O maior tem capacidade para levar duas toneladas de mantimentos. Além das aeronaves, o exército mandou 35 homens para ajudar no que for preciso. Na última sexta-feira (25) foi feita uma missão de reconhecimento na área atingida pelas enchentes. Na tarde desta sábado (26), o batalhão deve fazer a primeira viagem para levar ajuda.
“Nós temos reconhecimento da região. Estamos fazendo o transporte de barracas de campanha para apoiar as localidades próximas a Maceió, para ajudar quem precisa”, contou o comandante do 2º Batalhão de Aviação, o tenente-coronel Lindonei Lunardi.
Da Redação do pe360graus.com

26 de junho de 2010

DOS COTURNOS ÀS SAPATILHAS

Marcelo dos Santos Lages, 36 anos, calça sapatilhas e dança ao lado de Ana Botafogo (Foto: Nauro Júnior)
 
Nilson Mariano | nilson.mariano@zerohora.com.br

O tenente do Exército que marchava de coturno na lama e atirava de fuzil nos adestramentos para uma eventual guerra hoje fascina plateias nos palcos de balé de Nova York e da Europa. Marcelo dos Santos Lages, 36 anos, agora calça sapatilhas e dança com ninguém menos que Ana Botafogo, a primeira-dama do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Há jovens que sonham envergar a farda verde-oliva, quem sabe pendurar uma medalha no peito por ato de bravura — se conquistar as divisas de general, então, é a glória. O porto-alegrense Marcelo foi um milico impecável, exemplar no ritual de “apresentar armas!”, mas desejava mesmo era dançar o Quebra-Nozes trajando a casaca e a malha do balé. Há 10 anos, deixou a caserna e embarcou para o Rio.
Após dois meses de treinos, estreou no Theatro Municipal. Atualmente, contracena com as primeiras bailarinas da instituição, a Ana Botafogo e a Cecilia Kerche. Marcelo está mais à vontade com as duas lendas do balé brasileiro, mas o deslumbramento persiste.
— Quando estava no Sul, imaginava dividir o palco com esses ídolos. É sonho realizado, tenho as duas por ícones — conta o ex-militar gaúcho, que mora em Ipanema.
Ao se desligar do quartel, pensava que seria um desafio, talvez inalcançável, entrar no Theatro Municipal do Rio. Mas foi contratado antes do que esperava, e para montagens clássicas como o Lago dos Cisnes, o Quebra-Nozes, a Bela Adormecida, Coppélia.
Outra satisfação foi ingressar, em 2004, no seleto Grupo Dissídio Coletivo (DC), formado por virtuoses do Theatro Municipal. Dirigido por João Wlamir, o DC foi criado para poder dançar balé contemporâneo — não apenas o clássico. Já fez turnês pela Alemanha, Áustria e Suíça.
Ser bailarino é uma façanha em si, mas Marcelo tem outros talentos. Dirigiu a Companhia Thalmah de Dança, fundada em 2006, que foi desfeita — isso é inacreditável! — devido ao próprio sucesso. Um especialista alemão entusiasmou-se com a performance do grupo e levou metade dos componentes, hoje eles colhem aplausos no Balé de Hagen.
Casado com a arquiteta Letícia, 31 anos, e pai de Thiago (10 anos, que mora na cidade gaúcha de Candelária, nasceu de outro relacionamento), Marcelo poderia estar brilhando em palcos do Exterior. Mas prefere ficar aqui, contribuir para a afirmação do estilo nacional de balé contemporâneo. Acha mais autêntico dançar as raízes culturais brasileiras, não copiar modelos estrangeiros.
— É aquela coisa de não querer sair do país, pelo resto da vida — anuncia.

Domingo é dia de caça submarina
A estratégia de Marcelo é mostrar o potencial verde-amarelo em outros países, mas logo voltar. Deverá ir pela terceira vez a Portugal, a convite do governo lusitano, para se apresentar como bailarino e coreógrafo, ao lado de artistas de várias nacionalidades. Em outubro, pretende retornar a Nova York, onde o espetáculo Brazilian-Indian Conection lotou três teatros, ano passado.
Os dotes de Marcelo também abriram alas na Marquês de Sapucaí. Neste Carnaval, ganhou o prêmio S@mba-Net pela Império Serrano, como Melhor Comissão de Frente. Já havia se destacado na Tijuca e na Tradição. Na verdade, a veia carnavalesca surgiu em Pelotas, onde viveu, com a Unidos do Fragata.
A paixão pela dança irrompeu aos 14 anos, no Twugueb’s, de Pelotas. Quando se alistou nas Forças Armadas, continuou ensaiando nas horas de folga. O ambiente era marcial, mas nenhum engraçadinho se atrevia a zombar daquele tenente que estraçalhava nos testes físicos. Ao contrário, assistiam às exibições, na primeira fila, boquiabertos.
No Rio de Janeiro, Marcelo exercita-se todos os dias, incluindo aula de pilates. Aos domingos, pratica caça submarina com amigos da época do Twugueb’s. Mergulhando sem tubo de oxigênio, no Corcovado ou em Angra, captura garoupas e badejos com o arbalete.
Marcelo foi um irrepreensível ganso de passos ritmados no Exército. Mas foi se realizar, esbelto na silhueta de 1m77cm e 67 quilos, a dançar com a elegância de um cisne.

MPM DENUNCIA SOLDADOS POR FALSIFICAÇÃO DE DISPENSAS MÉDICAS

A Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro/RJ apresentou denúncia contra quatro soldados da Marinha envolvidos no crime de falsificação de dispensas médicas. Os militares estavam lotados no Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, sediado na capital fluminense.
Com o objetivo de justificar faltas ao serviço ocorridas no mês de janeiro de 2010, três soldados compraram atestados médicos de um colega de farda, ao preço de R$ 25,00 por dia de “folga”. O soldado responsável por conseguir os documentos integrava um “esquema” de venda de dispensas médicas falsas, chefiado por um civil, com contatos no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro.
Os três militares que compraram os atestados médicos foram denunciados como incursos no art. 315 do Código Penal Militar, fazer uso de documentos falsificados ou alterados. Ao soldado que integrava o esquema de falsificação, foi requerido o acréscimo das penalidades previstas no art. 80 (prática de dois ou mais crimes da mesma espécie) do CPM.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA ESCREVE "HEXA BRASIL" NOS CÉUS DE COPACABANA


G1

A BATALHA DE LITTLE BIG HORN


A batalha de Little Bighorn aconteceu em 25 de junho de 1876, no ano do Centenário da Independência dos Estados Unidos da América, nas proximidades do rio Little Bighorn (afluente do Bighorn, por sua vez um afluente do Yellowstone), no estado de Montana. Ela opôs o sétimo regimento de cavalaria do exército dos Estados Unidos da América do famoso General Custer a uma coalizão de Cheyennes e de Sioux, unidos sob a influência dos também famosos lideres indígenas Touro Sentado (Sitting Bull) e Cavalo Louco (Crazy Horse).
A batalha foi o mais famoso incidente das Guerras indígenas nos EUA e resultou na vitória dos Lakota e Cheyennes do Norte. Um destacamento da cavalaria dos EUA comandado pelo General Custer foi aniquilado, foi a maior derrota do exército estadunidense durante as chamadas «Guerras Indias».
A batalha é retratada no filme "Pequeno Grande Homem", estrelado por Dustin Hoffman. Neste filme, o hábito do General Custer e seus soldados de atacar acampamentos indígenas quando os guerreiros estavam ausentes e então assassinar mulheres e crianças é demonstrado.

ESTÁTUA DE "PAPÁ" STALIN É DERRUBADA EM SUA TERRA NATAL!

Associated Press


Praça central antes e depois da remoção da estátua.

TBILISI - As autoridades da Geórgia derrubaram nesta sexta-feira, 25, uma estátua do ditador soviético Josef Stalin em sua cidade natal, Gori, para a construção de um memorial para as vítimas da guerra com a Rússia em 2008.
Gori está há poucos quilômetros de distância da região separatista da Ossétia do sul, onde as forças russas entraram em conflito com o Exército geórgio em agosto de 2008.
A cidade, que sofreu com tiros de artilharia e ataques aéreos durante os cinco dias do conflito, foi rapidamente ocupada pelos russos. A Ossétia do Sul e outra província separatista conseguiram a independência da Geórgia com a ajuda da Rússia, mas o Ocidente não reconheceu a separação como Moscou.
O monumento, de seis metros de altura, estava na praça central da cidade desde o começo da década de 1950. A estátua deverá ser levada para um museu dedicado ao líder soviético em Gori, o que deve preocupar as gerações mais antigas. Ano passado, o país demoliu um grande memorial honrando as lutas do Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial.

EXÉRCITO INSTALA PONTE MÓVEL EM PERNAMBUCO

Do JC Online Com informações de Daniel Guedes, do Blog de Jamildo, direto do local
Foto: Daniel Guedes/Blog de Jamildo 

 O Exército Brasileiro liberou, na manhã desta sexta-feira (25), o trânsito de veículos na ponte móvel instalada no município de Água Preta, na Mata Sul Pernambucana. A estrutura, trazida de Natal, Rio Grande do Norte, por três carretas está substituindo a ponte danificada na estrada que passa sobre o Rio Una, na PE-96.
Com comprimento de 20 metros por 3,8 de largura, a passagem aguenta um peso de até 80 toneladas e, por isso, os militares só permitem a passagem de um veículo por vez. A Ponte Bailey, como é chamada, é formada basicamente por ferro e madeira. Os homens do exército estão acampados em barracas nas proximidades da estrutura e fiscalizam o tráfego durante todo o dia.

EXÉRCITO MONTA HOSPITAL DE CAMPANHA EM ALAGOAS

O Exército começou a montar um hospital de campanha em Santana do Mundaú, Alagoas, na quinta-feira, para atender a população atingida pelas enchentes da semana anterior.
Até a pouca infra-estrutura que existia na cidade foi destruída pelas chuvas. Para receber tratamentos, muitos tiveram que ser transportados por via aérea para localidades próximas.
As autoridades estimam que 3 mil dos cerca de 11 mil moradores perderam as suas casas. Nos Estados de Pernambuco e Alagoas, pelo menos 46 pessoas morreram e mais de 100 mil estão desabrigadas.
O governo federal já anunciou a liberação de R$ 550 milhões para reconstruir Pernambuco e Alagoas. Cerca de 80 mil cestas básicas estão a caminho para aliviar o sofrimento dos flagelados, além de colchões e cobertores.
Equipes de resgate estão usando cães farejadores para localizar corpos e sobreviventes em Santana de Mundaú e outras cidades. Cerca de 135 continuam desaparecidas em Alagoas e quase 400 em Pernambuco. 
BBC Brasil

25 de junho de 2010

SOLDADO DO EXÉRCITO AGRIDE SARGENTO E FOGE NO RN

A polícia militar de Caicó foi mobilizada na manhã de hoje (25) na tentativa de localizar um soldado do exército. Identificado como Ladislau, residente em Cruzeta, ele está sendo acusado de ter agredido com um soco um sargento do 1º Batalhão de Engenharia de Construção.
O fato teria ocorrido ontem no momento de instrução na sede do BEC. Ele teria ficado insatisfeito com o tratamento adotado pelo sargento e partido para a agressão. Em seguida fugiu em uma moto. O soldado está sendo procurado por ter desertado de suas funções após uma agressão.
Fonte: F. Gomes

EXÉRCITO FORMA MAIS UMA TURMA DE ATLETAS-SARGENTOS

Atletas com treinamento militar
Exército forma como sargentos 47 esportistas que trocaram uniformes por fardas e curso de sobrevivência na selva

POR DIEGO BARRETO
Rio - Fardas no lugar de uniformes, aulas de tiro, sobrevivência na selva e primeiros socorros. Acostumados a quebrar recordes nas quadras, pistas e piscinas, 47 atletas brasileiros superaram desafios pra lá de inusitados nas últimas três semanas. Para se tornarem sargentos do Exército e integrarem a delegação que representará o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares — a serem disputados no Rio, em 2011 — participaram de três semanas de treinamento pesado.


Corredora Bárbara Leôncio com o pai, Celso Leôncio, no dia da formatura no Exército, na fortaleza de São João | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Realizado na Fortaleza de São João, na Urca, e na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, o treinamento motivou tanto que alguns já pensam em seguir carreira militar. Caso da corredora carioca Bárbara Leôncio, 18 anos, medalha de ouro no Mundial juvenil de atletismo em 2007, que, na formatura do grupo, ontem, não conteve a emoção.
“O mais difícil no estágio foi a marcha de 8km no meio da mata, lá na Aman, mas valeu a pena. Eu estou muito feliz, quero seguir a carreira militar. Pretendo cursar uma faculdade para prestar prova para oficial”, disse, enquanto recebia do pai, Celso Leôncio, 41, sua boina verde. “Ela está realizando o sonho que eu não pude seguir, a carreira militar”.
As aulas de tiro despertaram a curiosidade do nadador Kaio Márcio, 25, duas medalhas de ouro no Pan 2007: “Foi uma experiência diferente, uma rotina a que não estamos acostumados. Foi enriquecedor”.
Os ‘sargentos atletas’ formados ontem se unem a outros 73 que integram as Forças Armadas desde 2009. Eles têm rotina diferenciada de outros militares, comparecendo aos quartéis só durante atividades específicas e competições. Permanecem integrados às Forças Armadas por sete anos, com salário de R$ 2,5 mil. Nesse período, disputam competições militares e convencionais.
 

24 de junho de 2010

ENCHENTES NO NORDESTE: CAMINHÃO DO EXÉRCITO TOMBA EM ESTRADA DE PERNAMBUCO

Ricardo Galhardo, enviado a Palmares e Água Preta (PE)
Um contingente de 90 homens e seis caminhões do Batalhão de Engenharia de Engenharia do Exército de Natal (RN) está desde a manhã desta quarta-feira na Zona da Mata pernambucana auxiliando as vítimas das enchentes na região. Durante o deslocamento, um dos caminhões escorregou na pista enlameada da BR-096, entre Água Preta e Barreiros, e caiu na ribanceira.
Os homens do Exército partiram de Natal na terça-feira mas tiveram que passar a noite em Palmares. As ruas centrais da cidade estavam intransitáveis devido aos entulhos e lama levados pela enxurrada, a ponte principal que atravessa o Rio Una foi arrastada pela correnteza e os veículos tiveram que esperar até a prefeitura de Palmares desobstruir as passagens. 
O objetivo principal do Exército na região das enchentes é recuperar o acesso entre Água Preta e Barreiros. As duas cabeceiras da ponte que atravessa o Uma foram danificadas pela enchente. O Batalhão de Engenharia levou uma ponte móvel do tipo “beilley”, geralmente usada em operações de guerra, para recuperar o acesso provisoriamente.
Fotos: IG e Agência Estado

ENCHENTES NO NORDESTE: EXÉRCITO INTENSIFICA ATUAÇÃO EM ALAGOAS

Na manhã do dia 23 de abril de 2010, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado deslocou 02 (duas) Companhias de Fuzileiros, com um efetivo de 240 (duzentos e quarenta) militares, a fim de reforçar o atendimento às cidades de Viçosa, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Murici e Branquinha.
Os militares do exército estabelecerão pontos de distribuição de alimentos, medicamentos e água, além de prepararem locais de aterragem de helicópteros com a finalidade de realizar evacuação de feridos.
As companhias de Fuzileiros estarão em apoio à Defesa Civil na retirada de escombros e desobstrução de vias.
O Estado de Alagoas receberá o apoio de 120 militares oriundos do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Garanhuns-PE, os quais atenderão as cidades de União dos Palmares, São José da Laje e Santana do Mundaú.

SARGENTO E SOLDADO DO EXÉRCITO SÃO PRESOS POR RECEPTAÇÃO NO RS

Marina Lopes | marina.lopes@zerohora.com.br
Ontem no final da tarde, dois militares foram presos em flagrante por receptação em Alegrete, na Fronteira Oeste. Um terceiro homem, Alexandro Nunes Teixeira, 28 anos, foi detido pela Polícia Civil para que desse depoimento e apontou um soldado e um sargento do exército como receptadores.
Conforme a Polícia Civil, desde o início do ano, oito notebooks foram furtados na cidade. Teixeira confessou à polícia o furto de seis. O sargento foi encontrado com um notebook que, segundo ele, teria comprado do soldado por R$350. A PC não divulgou o nome dos militares, que foram encaminhados para prisão em seus respectivos quartéis. Teixeira foi liberado.

CCJ APROVA INDICAÇÃO DE GENERAL E ALMIRANTE PARA O STM

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (23), por unanimidade, em votação secreta e após sabatina, a indicação da Presidência da República para três cargos de ministros de tribunais superiores, em decorrência da aposentadoria dos atuais ocupantes das pastas.
Para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os senadores acolheram o nome do desembargador José Roberto Freire Pimenta e, para o Superior Tribunal Militar (STM), do general-de-exército Fernando Sérgio Galvão e do almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres. As indicações podem ser votadas pelo Plenário ainda nesta quarta-feira, segundo explicou o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). 

Superior Tribunal Militar
[Foto: 
Fernando Galvão ]
Graduado em Ciências Militares e Administração, Fernando Galvão tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciências Militares. Entre as atividades profissionais exercidas, destacam-se a de instrutor do Colégio Militar do Rio de Janeiro e da Academia Militar das Agulhas Negras, subcomandante do 6º Regimento da Cavalaria Blindada e chefe do Serviço de Pessoal da Diretoria Administrativa do Gabinete Militar da Presidência da República.
Durante sua sabatina na CCJ, Fernando Galvão elogiou o Exército, destacando que a Força "estende a mão amiga a quem precisa". Afirmou ainda que, no STM, pretende continuar servindo ao país.
[Foto: Marcos Martins Torres]
Já Marcos Martins Torres (63) é graduado em Ciências Náuticas, com mestrado e doutorado na mesma área. Entre as diversas funções ocupadas ao longo da sua carreira estão a de oficial do Estado-Maior do Comando da Força de Contratorpedeiros e de encarregado da Escola de Guerra Anti-Submarino do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Foi também adido naval na África do Sul e, atualmente, ocupa o cargo de chefe de Estado-Maior da Armada. Marcos Martins destacou, em sua exposição, os quase 17 anos em que passou embarcado em navios brasileiros.
Valéria Castanho / Agência Senado

 

ENCHENTES NO NORDESTE: NÚMERO DE MILITARES MOBILIZADOS SUPERA O CONTINGENTE DO HAITI

O número de militares mobilizados pelo Ministério da Defesa para socorrer os flagelados pelas enchentes em municípios de Alagoas e de Pernambuco já supera o existente no Haiti, no momento em que houve o terremoto naquele país em janeiro último. Já são 1700 soldados do Exército, 300 dos quais estão em deslocamento para a região, e há outros 3 mil preparados para eventuais deslocamento de reforço. No Haiti, antes do reforço solicitado pela Organização das Nações Unidas, havia 1.300 militares brasileiros.
Além dos homens, foram destacados para o socorro ao Nordeste cinco helicópteros, dois hospitais de campanha e duas pontes militares metálicas, além de equipamentos menores, como geradores e caminhões. E à medida em que os governos locais realizarem os levantamentos de necessidades, reforços poderão ser feitos na estrutura de ajuda. "A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de colocarmos todo o contingente necessário à disposição das autoridades estaduais" afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

FAZ DE CONTA: DEFESA ESCOLHE O RAFALE. DECISÃO FINAL SERÁ DO PRESIDENTE.

Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira.
A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.
Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha.
O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).
Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha.
A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas que serão incorporados no futuro.
Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto.
Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.
Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular.
Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).
A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003.
Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam.
Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100.
O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco.
Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo.
O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço.
A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil.
Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.
A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair.
Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça.
O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.

Análise da Notícia
Marcelo Rech
O fato de o ministério da Defesa ter optado pelo Rafale não significa que o processo está concluído ou que será confirmado pelo presidente Lula.
Há uma eleição no horizonte próximo e não seria nenhuma surpresa que a decisão ficasse para a próxima administração.
A escolha foi técnica.
O governo acredita poder compensar, no âmbito da aliança estratégica com a França, o fato de o Rafale ser o mais caro entre os três finalistas.
A Embraer também ganha, e muito.
Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo.
A empresa também envolve o desenvolvimento e a comercialização do cargueiro KC-390 no negócio.
Os Estados Unidos não poderiam, por lei, fechar um negócio de compra do Super Tucano em troca da venda do F-18, como se especulou recentemente.
Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso.
Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil.
E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale.
Marcelo Rech é jornalista, editor do InfoRel e especialista em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa e Terrorismo e contra-insurgência. Correio eletrônico: inforel@inforel.org

EXÉRCITO FARÁ PERÍCIA PARA DELIMITAR ÁEREA ENTRE MT E PA

Vinícius Tavares
O ministro Mauro Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo que trata da definição territorial de uma área em litígio na divisa de Mato Grosso com o Pará, determinou que a Diretoria de Serviços Geográficos do Exército Brasileiro faça uma perícia na região para delimitar novamente as fronteiras dos dois Estados.
A decisão foi anunciada hoje em Brasília em resposta ao pedido feito pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT). O governo paraense havia entrado com um agravo no STF questionando a decisão do relator de escolher o Exército e exigia que a perícia fosse feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A governadora foi convencida pelo próprio Marco Aurélio Mello de que a opção pelo Exército foi a mais adequada para este tipo de situação e abriu mão da exigência pelo IBGE.
Durante a reunião de hoje no STF, o deputado Valtenir Pereira (PSB) pediu agilidade ao ministro Marco Aurélio Mello para delimitação da área. Ele argumenta que uma decisão no sentido de confirmar a área como território mato-grossense dará auto-estima para as mais de mil famílias que vivem na região.
“As famílias estão esquecidas pelo poder público. Faltam diversos serviços nas áreas de saúde, educação e segurança”, destacou o parlamentar.
A área em disputa fica próxima de Alta Floresta e Guarantã. As mais de mil famílias ocupam uma área chamada de Vale do 15, na margem direita do rio Teles-Pires, e vivem da produção agropecuária.
O processo para redefinição territorial da área de mais de dois milhões de hectares foi movido pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Para o procurador Geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho, o IBGE não tem tecnologia para realizar este tipo de procedimento de definição de divisas. “Esta tarefa cabe ao Exército, que tem homens preparados para este tipo de missão”, afirmou o procurador.
Para ele, o IBGE errou na demarcação dos dois Estados. “O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon discordou do mapa original dizendo que o limite de Mato Grosso com o sul do Pará não é aquele que está delimitado no mapa do IBGE estando um pouco mais acima, sendo que foi trocado o Salto de Sete Quedas por Cachoeira das Sete Quedas. Com isso, Mato Grosso perdeu uma área de dois milhões de hectares”, esclareceu.

DUNGA EM UMDIA DE FÚRIA!

PARA LULA, TRAGÉDIAS LOCAIS NÃO DÃO IBOPE

AL e PE receberão de Lula três vezes menos que o Haiti
Nossas tragédias não repercutem no exterior. Deve ser por isso que o presidente Lula vai liberar só R$ 100 milhões (56 milhões de dólares) para reconstruir cidades de Alagoas e Pernambuco devastadas pelas enchentes, mas doou o triplo, ou seja, R$ 297 milhões (167 milhões de dólares), para a reconstrução do Haiti, após o terremoto. São 41 mortos confirmados e só em Alagoas há mais de seiscentos desaparecidas.

Não dá ibope
Lula não visitou locais de tragédias nossas, como Congonhas, onde caiu o avião da TAM, ou Angra dos Reis (RJ). Mas foi ao Haiti e Chile.
Abraço zero
Fiel ao estilo de não associar sua imagem a “tragédias”, o presidente Lula, hoje, apenas sobrevoará as áreas atingidas pelas enchentes.
Papo furado
O dinheiro do socorro ao Nordeste não chegará tão cedo. Em Santa Catarina, começou a “pingar” quase um ano depois das enchentes.
CLÁUDIO HUMBERTO

23 de junho de 2010

JUSTIÇA MANDA INCLUIR CANDIDATOS CASADOS E COM DEPENDENTES NO CONCURSO DA ESPCEX

O Exército deve deixar de exigir que os candidatos ao concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) sejam solteiros, viúvos ou separados e que não possuam dependentes. A decisão liminar (ou seja, em caráter provisório) proferida pela Justiça Federal acatou o pedido da Ação Civil Pública nº. 0004094-83.2010.4.05.8400, proposta pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Norte (PRDC/RN). A determinação é válida para todo o Brasil, uma vez que as vagas são disputadas em âmbito nacional.
Na ação, o procurador regional dos direitos do cidadão substituto José Soares ressalta "o Exército, em vez de oferecer especial proteção à família como manda a Constituição, está discriminando justamente as pessoas que constituíram família e tiveram filhos".
Para o procurador, "o estado civil ou o fato de ter filho são em princípio indiferentes ao bom desempenho na Escola Preparatória de Cadetes; não pode o Exército presumir que o desempenho será afetado por tais estados; se for adotada a premissa de que uma pessoa casada ou com filhos não conseguirá se dedicar o suficiente ao seu mister, não deveriam ser casados ou ter filhos pessoas que exercem cargos de altíssima responsabilidade e que exigem grande dedicação, como os de presidente da República, governador, prefeito ou juiz".
A juíza federal substituta Gisele Maria da Silva Araújo considerou que "a limitação imposta aos candidatos não possui qualquer relação de pertinência com o exercício das atividades do cargo pretendido, uma vez que o estado civil e a existência de dependentes e de outros encargos familiares em nada irá influenciar no desempenho das atividades do profissional, configurando-se como verdadeira discriminação".
Dessa forma, a Justiça Federal determinou a republicação do edital do concurso em andamento, sem a exigência combatida pela PRDC/RN, abrindo novo prazo para inscrições. Também foi determinada que a regra impeditiva da participação dos candidatos casados e com dependentes deixe de constar nos editais dos próximos concursos de admissão à Escola Preparatória de Cadetes que o Exército vier a realizar.

FORÇAS ARMADAS SOCORREM VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PERNAMBUCO

As Forças Armadas decidiram montar hospitais de campanha em dois municípios atingidos pelas chuvas na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A Aeronáutica levou uma unidade para a cidade de Barreiros enquanto o Exército montará a estrutura em Palmares.
A montagem do hospital da Aeronáutica começou nesta terça-feira (22). O Hércules - avião da Aeronáutica – chegou ao Recife carregado com 11 toneladas de material para a montagem da unidade de saúde. A estrutura que será usada é a mesma que foi feita para atender vítimas do terremoto no Haiti, na América Central.
Dois caminhões transportaram o material para Barreiros. A instalação do hospital de campanha só deve ser concluída nesta quarta-feira (23). Quando estiver montado, a unidade terá capacidade para receber, por dia, 400 pacientes. A equipe é formada por 14 médicos, um enfermeiro e 20 técnicos em enfermagem.

“A prioridade é para todos aqueles que precisam de atendimento. Nessa fase agora estamos esperando mais doenças infecto-parasitárias como leptospirose, possivelmente a hepatite, febre, amidalite e infecções em gerais. Mas estamos preparados para atender todas as infecções. Possivelmente amanhã (quarta-feira) já vamos começar a fazer os primeiros atendimentos”, explicou o coronel Jorge Vianna Annibal, coordenador do hospital de campanha da Aeronáutica.
O hospital está ao lado da Escola Agrotécnica Federal de Barreiros. Toda a equipe médica está numa pousada em São José da Coroa Grande. O atendimento está previsto para começar a partir das 7h desta quarta-feira.
O município - um dos mais castigados pelas chuvas - foi escolhido pelo estado dos morados. Muitos estão às margens da PE-60, pedindo ajuda a quem passa de carro. Alguns tiveram que ficar em cima dos telhados, para escapar do alagamento da semana passada, e salvar eletrodomésticos. A região está sem energia, e não tem água potável.
 
PALMARES
O Exército confirmou que levará o hospital de campanha para a cidade de Palmares, nesta terça-feira (22). Os equipamentos, que serão transportados em caminhões, devem sair do Rio de Janeiro nesta quarta-feira. A previsão é que a unidade comece a funcionar na cidade apenas na próxima semana.

OUTRAS CIDADES
A Defesa Civil de Pernambuco enviou ainda, por helicóptero, dez médicos do Exército para atendimento nesta quarta-feira, na cidade de Água Preta.
O Exército também enviará na manhã desta quarta-feira, três caminhões carregados de doações, a maioria alimentos e água, além de barracas para atenderem aos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros.
Fotos: Tv Globo/Bruno Fontes

O GALO DO GENERAL, OU O GALO GENERAL?


HUMORTALHA

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE PRISÃO DO MAJOR ENVOLVIDO NAS FRAUDES DO IME

Procuradoria Militar do Rio de Janeiro requer prisão preventiva de major envolvido em fraudes no IME
A Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro requereu, ao juiz-auditor da 3ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar (no Rio de Janeiro), a prisão preventiva de um major envolvido em fraudes em licitações no Instituto Militar de Engenharia - IME.
No requerimento, os membros do MPM alegam que a liberdade do major pode influenciar a colheita de provas, inclusive porque gestores do IME, que atuavam na época dos fatos, permanecem trabalhando até hoje. Também foi considerada no pedido, a existência de mensagens eletrônicas com ameças de morte. Ainda segundo o MPM, a prisão preventiva objetiva manter a hierarquia e a disciplina militares já que os fatos, amplamente divulgados, envolvem inúmeras autoridades militares.
As investigações no IME iniciaram em janeiro de 2010, a partir do recebimento de um e-mail, de origem desconhecida, relatando supostas irregularidades em licitações. No decorrer do procedimento administrativo, foi constatada a relação de parentesco entre o major e inúmeros sócios de empresas vencedoras de licitações no IME no período de 2004/2005.
Em 14 de maio de 2010, a 3ª Auditoria da 1ª CJM deferiu requerimento de busca e apreensão, formulado pelo MPM, de 74 procedimentos licitatórios do IME. Análise realizada no material apreendido revela que, entre 2004 e 2005, duas empresas que têm como sócios o sogro e a cunhada do major foram vencedoras de inúmeras licitações, tendo recebido um valor de aproximadamente R$ 3,29 milhões. Outras empresas, também de propriedade de familiares e segundo os autos, amigos do major, também venceram licitações neste período. O Tribunal de Contas da União, em pelo menos duas ocasiões, apontou irregularidades nas licitações do IME naquele período.
O Ministério Público Militar fundou o requerimento de prisão preventiva em três requisitos previstos no art. 255 do Código de Processo Penal Militar para sua decretação: “conveniência da instrução criminal”; “periculosidade do indiciado ou acusado”; e “exigência da manutenção das normas ou princípios de hierarquia e disciplina militares, quando ficarem ameaçados ou atingidos com a liberdade do indiciado ou acusado”.

MPM

22 de junho de 2010

SARGENTO DO EXÉRCITO É PRESO POR ROUBO NO RJ

O sargento do exército Marcus Vinicius Cedo Perrout (32) foi preso na última sexta-feira (18), em Niterói (RJ), juntamente com dois homens e uma mulher, acusados do roubo de R$180 mil da Fundação Carlos Augusto Bittencourt, em Icaraí, entidade que proporciona atividades físicas para idosos.
Segundo a polícia, o sargento foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Os outros três, que trabalhavam ou já haviam trabalhado na fundação, tiveram as prisões temporárias decretadas.
Com os acusados, foi recuperada parte da quantia roubada, além de eletrônicos e outros objetos adquiridos com o dinheiro do crime. 
Com informações do site da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

EXÉRCITO VAI SOCORRER VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO NORDESTE, DIZ JOBIM

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira (22) que embarca nas próximas horas para Alagoas e Pernambuco para verificar os danos provocados pelas enchentes na região. Segundo o ministro, foram traçados dois focos na estratégia de auxílio às vítimas: habitação e saúde.
saiba mais
“Vamos focar em dois conjuntos nessa logística inicial. Uma diz respeito à habitação, que envolve barracas, alimento, água potável e envolve também energia. E a segunda, saúde, que diz respeito a medicamentos e hospitais”, afirmou depois de participar da primeira parte da reunião do Gabinete de Crise da Presidência da República, em Brasília.
De acordo com o ministro, será feita uma avaliação do papel que as Forças Armadas poderão desempenhar na recuperação dos municípios afetados pelas chuvas.
“Vamos fazer um levantamento e vou ver todas as Forças Armadas lá, principalmente o Exército. A força de logística do Exército para dar acompanhamento e tentar minimizar os efeitos desses fatos”, disse. Jobim afirmou ainda que estuda o envio de efetivo do Exército para Alagoas e Pernambuco. O número de militares será definido durante a visita à região.

Gabinete de crise
O Gabinete de Crise da Presidência está reunido desde 10h para discutir formas de ajudar Pernambuco e Alagoas. Deve ser definido nesta manhã, os recursos que o governo federal vai disponibilizar para a região. Nesta segunda (21), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que “não faltará dinheiro” do Executivo para o auxílio às vítimas. Ele explicou que já existe um saldo de uma medida provisória editada neste mês que previa R$ 1,2 bilhão para estados e municípios de todo o Brasil atingidos por desastres naturais.
Ele não adiantou o montante que poderá ser destinado especificamente para Alagoas e Pernambuco. A liberação final dos recursos também vai depender da apresentação de um relatório, por parte dos governadores, com detalhes dos danos provocados pelas chuvas.

Chuvas
As fortes chuvas em Alagoas e Pernambuco no último fim de semana provocaram mortes e deixaram milhares de desalojados. Em Alagoas, 177 mil pessoas foram atingidas. Pelo menos 15 municípios estão em situação de calamidade pública.A Defesa Civil confirmou 29 mortes. Mais de 4,1 mil casas foram destruídas. A situação também é crítica em Pernambuco. De acordo com a coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe), 54 municípios registraram estragos causados pela chuva. Trinta estão em situação de emergência e nove decretaram calamidade pública. Doze pessoas morreram. Mais de 40 mil tiveram de deixar suas casas.

PRESO NA BAIXADA FLUMINENSE AUTOR DO ROUBO DE UM FUZIL DO EXÉRCITO

Policiais civis de Duque de Caxias (RJ) prenderam ontem o foragido Wanderson Vieira Barros (29), vulgo "Negão" ou "Jamaica", condenado a 16 anos de prisão pelo roubo de um Fuzil Automático Leve (FAL) de um quartel do exército na Vila Militar, em 2003. A ação do bandido resultou em um solado ferido.

FAB ENVIA HOSPITAL DE CAMPANHA PARA SOCORRER VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO NORDESTE

Hospital de Campanha da FAB chega nesta terça a Pernambuco
O Hospital de Campanha da FAB desembarca na tarde desta terça-feira, 22, na Base Aérea de Recife. A estrutura de 11 toneladas que saiu do Rio de Janeiro a bordo de um C-130 Hércules será transportada por dois caminhões até Barreiros, localizada a 100 km da capital pernambucana. Um dos municípios mais atingidos pelas chuvas, a cidade está sem luz, água e desprovida de assistência médica.
“A expectativa é de que o HCAMP comece a atender a população a partir de quarta-feira”, disse o Comandante da Operação, Major-Brigadeiro-Ar Hélio Paes de Barros Júnior, que coordenou a logística para a chegada do HCAMP. Trinta profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, vão compor a equipe do hospital de campanha em Barreiros.
Um helicóptero UH-1H, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação e um C-95, do Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo atuam na Operação Pernambuco, criada na sexta-feira, 18, para amenizar os danos causados à população atingida pelas chuvas.
Alagoas - Um Boeing da FAB pousou hoje (22/06) às 4h30 no aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió com 25 toneladas de mantimentos que serão distribuídos aos municípios atingidos pelas chuvas.
Em quatro dias de operações, a FAB resgatou 44 vítimas das enchentes que castigaram o Estado de Alagoas. Além dos resgates, os helicópteros da Aeronáutica, 2 Esquilos H-50 do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, já transportaram três toneladas e meia de água e medicamentos. As aeronaves da FAB também efetuaram o traslado de 23 médicos e enfermeiros para atendimento aos desabrigados. 

SUBOFICIAL VENCE A RÚSTICA DO MINISTÉRIO DA DEFESA

O Suboficial da FAB Alberto da Silva Gonçalves venceu a corrida rústica em homenagem aos 11 anos do Ministério da Defesa, em Brasília. O militar correu oito quilômetros no tempo de 26 minutos e 7 segundos.
O evento foi realizado no 7 º Centro de Telemática de Área (7º CTA), no último sábado, dia 19 e teve a presença de 880 inscritos.
Imagem: MD

AO MENOS... BÓIA!

NAe São Paulo A12 - 3

Um grupo de peritos navais da Marinha francesa está a caminho do Brasil para uma inspeção técnica no porta- aviões São Paulo. Danificado pelo vazamento de vapor da catapulta, em 2005, que matou três tripulantes, a belonave até hoje não voltou plenamente à ativa, passando a maior parte do tempo no estaleiro.
Isso faz com que sua aquisição à França por US$ 25 milhões, em 2000, tenha sido até aqui o pior negócio militar do mundo. A delegação técnica dirá se existe a possibilidade de ele ter alguma utilidade um dia.
FONTE: Isto É, Coluna Ricardo Boechat / FOTO: Poder Naval
PODER NAVAL

AO MENOS... BÓIA! A MARINHA RESPONDE.

NAe-São-Paulo-A12-2007-by-www.naval.com.br
Senhor jornalista,
Em relação à nota “Ao menos…boia”, publicada em sua coluna na revista “IstoÉ”, edição nº 2114, a Marinha do Brasil (MB) esclarece que o Navio-Aeródromo (NAe) “São Paulo” operou, ininterruptamente, de 2001 até 2005, quando ocorreu o rompimento em uma rede de vapor principal, o que determinou a sua parada para a realização de reparos. Em função da extensão dos serviços a serem realizados e o tempo necessário à sua consecução, bem como da programação de futuros períodos de manutenção do Navio, diversos outros serviços foram oportunamente antecipados, em face da necessidade de sua imobilização. Dessa forma, compatibilizou-se a manutenção corretiva com a preventiva, decorrente do número de horas de funcionamento de determinados equipamentos e sistemas.
Portanto, o NAe “São Paulo”, com quatro anos de operação e 164,5 dias de mar, já realizou 568 catapultagens/enganches, o que demonstra o elevado grau de operatividade e segurança na condução de operações aéreas. Salienta-se que a capacidade da MB nesse tipo de operação é reconhecida internacionalmente, sendo razão para que, rotineiramente, a Força participe em programas de intercâmbio e cooperação com Marinhas de outros países que, também, operam Navios-Aeródromos. É mister lembrar que somente nove países no mundo têm capacidade de operar Navios-Aeródromos, sendo o Brasil um deles. Leia mais.

CNJ E STM REALIZARAM ENCONTRO NACIONAL DE JUSTIÇA MILITAR


Vice-presidente do CNJ defende maior integração da Justiça Militar ao Judiciário
O vice-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, fez enfática defesa da integração e da harmonia entre a Justiça Militar e o Poder Judiciário ao abrir, nesta segunda-feira (21/06), o 1º Encontro Nacional da Justiça Militar, na Escola da Magistratura Federal (Esmaf), em Brasília (DF). Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Superior Tribunal Militar (STM), o encontro reúne juízes da Justiça Militar da União e dos estados. Durante todo o dia os participantes debater am propostas de alteração dos Códigos Penal e de Processo Penal Militar. 
 
Igualdade do cidadão deve ser preservada e o militar não deve servisto de modo diferente, diz Ministra do STF 
A igualdade entre militares e civis foi ressaltada nesta segunda-feira (21/06) pela ministra do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitora, Carmem Lúcia, no encerramento do I Encontro Nacional da Justiça Militar, realizada em Brasília. Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Superior Tribunal Militar (STM), nesta segunda-feira (21), o encontro discutiu o Código Penal Militar, o Código de Processo Penal Militar, entre outros."A igualdade do cidadão deve ser preservada e o militar não deve ser visto de modo diferente. Encontros como este servem para repensar o que deve ser mudado para preservar a integridade do cidadão, seja ele militar ou não", defendeu a ministra Carmem Lúcia, se referindo aos temas discutidos ao longo do dia.
 
Reconhecimento
Já o presidente da Associação Internacional das Justiças Militares e da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, Juiz Getúlio Corrêa, elogiou a iniciativa do CNJ, na pessoa do conselheiro Paulo Tamburini, pela iniciativa de organizar este encontro. "Este é o reconhecimento formal que o judiciário brasileiro faz ao judiciário militar. Esse encontro deveria ser realizado anualmente. O CNJ está de parabéns", acrescentou o juiz. 

21 de junho de 2010

BRASIL É BICAMPEÃO MUNDIAL MILITAR DE FUTEBOL FEMININO


 

A Seleção Brasileira Militar, composta pelas atletas da equipe da Marinha do Brasil, sagrou-se bicampeã mundial, ao conquistar, no sábado, o 6º Campeonato Mundial Militar de Futebol Feminino, disputado de 9 a 19 de junho, na cidade de Cherbourg, França, após vencer a Coreia do Sul por 1 a 0 na final.
Formada em maio de 2009, para representar o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, a Seleção Brasileira Militar de futebol feminino, com a conquista do bicampeonato mundial, chegou ao seu segundo título em duas participações em competições internacionais.
Contando com um elenco de trinta atletas militares, entre elas, as experientes jogadoras Tânia Maranhão e Andreia dos Santos (Maycon), campeãs pan-americanas em 2007, o grupo se mostra a cada disputa, mais forte, determinado e homogêneo. Podemos afirmar que com o planejamento e o apoio da Comissão Desportiva Militar do Brasil e da Marinha e, com a dedicação e o trabalho duro da comissão técnica e atletas, estamos no rumo certo para a conquista da medalha de ouro em 2011, nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro.


Fonte: Marinha do Brasil

HELICÓPTEROS DA FAB JÁ RESGATARAM 75 VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO NORDESTE

Operação de ajuda humanitária em PE e AL já resgatou 75 pessoas
Ao todo, 75 resgates já foram contabilizados na operação de ajuda humanitária realizada em Pernambuco e Alagoas. No domingo, 20, em Pernambuco, houve o resgate de 15 pessoas na cidade de Barreiras, e duas Tenentes-Médicas da Força Aérea Brasileira (FAB) foram deslocadas para Palmares para realizar atendimentos em um Posto Avançado de Saúde.
Em Alagoas, os helicópteros H-50 do Primeiro do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11° GAv - Esquadrão Gavião) resgataram 27 pessoas e transportaram quatro médicos, dois enfermeiros e remédios para as cidades de Santana do Mandaú, Murici, Paulo Jacinto e Jacuipe.
Foto: Agência Alagoas Fonte: II COMAR

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics