PARA RELEMBRAR:
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio da Silva está neste momento (12h40 de 7 de setembro) no Palácio da Alvorada em reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy. A presidência da República acaba de divulgar nota conjunta dos dois países confirmando que o Brasil vai comprar o caça Rafale.
Segundo nota divulgada agora há pouco, o país pretende adquirir 36 aeronaves: “levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”.
A nota diz ainda que Sarkozy comunicou a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390 e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave.
O anúncio significa que foi encerrado o processo de seleção feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado programa F-X2. Perderam a disputa o caça sueco Gripen e o norte-americano F18.
FONTES: O Globo e UOL
PODER AÉREO