29 de julho de 2010

MONUMENTO AOS PRACINHAS FAZ CINQUENTA ANOS


Prestes a completar 50 anos dia 5 de agosto, o Monumento aos Pracinhas, em homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra, no Parque do Flamengo, vai ganhar uma programação comemorativa que começa no sábado.
O primeiro evento será às 8h, com uma gincana de pintura que vai premiar as três melhores reproduções do monumento, cujo projeto foi feito pelos arquitetos Hélio Ribas Marinha e Marcos Konder Netto. A inauguração foi em 1960. Os quadros serão pintados entre 9h e 15h. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro e terão suas pinturas expostas no local até o dia 29. No domingo às 10h, será a vez da cerimônia mensal da troca de guarda do comando da Aeronáutica para o do Exército. No dia 3, a partir das 9h, acontece o seminário "50 anos do MNSGM (Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra) - O porquê da sua existência". No dia 5, a partir das 10h, uma solenidade militar celebrará o cinquentenário.
Regina Aché, que visitava, nesta terça-feira, pela primeira vez o local, disse que a comemoração é bem-vinda pela importância da homenagem aos pracinhas brasileiros mortos em combate. Ela elogiou o bom estado de conservação do monumento:
- Circulo pela cidade e o que vejo são praças e monumentos sujos. A limpeza daqui espanta e deve ser comemorada.
Segundo o tenente Sérgio Henrique Freire, diretor do monumento, a limpeza é feita diariamente por oito pessoas do Exército. 

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics