28 de julho de 2010

ALMIRANTE FALA AOS ESTAGIÁRIOS DA ESG SOBRE A HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ.

O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, proferiu palestra para Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG), turma “Amazônia Azul”, no dia 23 de julho, no auditório do Colégio Militar de Campo Grande (MS).
[...]
Em sua palestra, o C Alte Savio apresentou as peculiaridades da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), destacando a importância daquela hidrovia para o desenvolvimento da região e as atividades da Marinha do Brasil em prol de sua manutenção. 
Esclareceu, ainda, que a ação da Marinha visa dar “confiabilidade à hidrovia” com ações que proporcionem melhorias da sinalização e cartografia náuticas; garantindo que as profundidades sejam conhecidas por todos, e, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), garantir o ordenamento do tráfego aquaviário, “para que as regras de trânsito da hidrovia sejam obedecidas”.
Em sua palestra, o C Alte Savio comentou outras questões da Hidrovia, tais como a da “Tomada D´água de Corumbá”, estação de captação de água bruta do rio Paraguai; a laje “Marina Gattass”, situada no Canal Tamengo; e o farolete “Balduíno”, que estreitam as passagens de quem vem da Bolívia por esse caminho.
Atualmente é permitida a passagem em linha sob a dita estação captação. As barcaças devem estar em linha, limitadas a duas, – uma atrás da outra – para não bater nos dolfins da estação de água bruta (equipamentos de segurança contra colisões).
A Viagem de Estudos da ESG, programada para ocorrer no período de 18 a 28 de julho nas cidades de Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Foz do Iguaçu/PR, e Curitiba/PR, tem como objetivo a coleta de dados e informações de interesse para a fase de diagnóstico do Método de Planejamento da ESG, com vistas ao desenvolvimento do exercício didático a ser elaborado pelos grupos de trabalho. A comitiva é formada por Oficiais Generais; Oficiais Superiores; e Civis de diversas áreas da Administração Pública e da Iniciativa Privada.
Ao final das palestras, houve um período para debates com os três Comandantes de Área, onde foram abordados aspectos dos diversos assuntos tratados, despertando grande interesse no público.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics