24 de junho de 2010

EXÉRCITO FARÁ PERÍCIA PARA DELIMITAR ÁEREA ENTRE MT E PA

Vinícius Tavares
O ministro Mauro Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo que trata da definição territorial de uma área em litígio na divisa de Mato Grosso com o Pará, determinou que a Diretoria de Serviços Geográficos do Exército Brasileiro faça uma perícia na região para delimitar novamente as fronteiras dos dois Estados.
A decisão foi anunciada hoje em Brasília em resposta ao pedido feito pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT). O governo paraense havia entrado com um agravo no STF questionando a decisão do relator de escolher o Exército e exigia que a perícia fosse feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A governadora foi convencida pelo próprio Marco Aurélio Mello de que a opção pelo Exército foi a mais adequada para este tipo de situação e abriu mão da exigência pelo IBGE.
Durante a reunião de hoje no STF, o deputado Valtenir Pereira (PSB) pediu agilidade ao ministro Marco Aurélio Mello para delimitação da área. Ele argumenta que uma decisão no sentido de confirmar a área como território mato-grossense dará auto-estima para as mais de mil famílias que vivem na região.
“As famílias estão esquecidas pelo poder público. Faltam diversos serviços nas áreas de saúde, educação e segurança”, destacou o parlamentar.
A área em disputa fica próxima de Alta Floresta e Guarantã. As mais de mil famílias ocupam uma área chamada de Vale do 15, na margem direita do rio Teles-Pires, e vivem da produção agropecuária.
O processo para redefinição territorial da área de mais de dois milhões de hectares foi movido pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Para o procurador Geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho, o IBGE não tem tecnologia para realizar este tipo de procedimento de definição de divisas. “Esta tarefa cabe ao Exército, que tem homens preparados para este tipo de missão”, afirmou o procurador.
Para ele, o IBGE errou na demarcação dos dois Estados. “O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon discordou do mapa original dizendo que o limite de Mato Grosso com o sul do Pará não é aquele que está delimitado no mapa do IBGE estando um pouco mais acima, sendo que foi trocado o Salto de Sete Quedas por Cachoeira das Sete Quedas. Com isso, Mato Grosso perdeu uma área de dois milhões de hectares”, esclareceu.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics