17 de março de 2012

Rio Traíra - o dia em que as FARC invadiram o Brasil

Em 26 de fevereiro de 1991, 40 guerrilheiros das Farc atacaram um destacamento de fronteira em que estavam 17 soldados, em Querari, no Amazonas, no meio do caminho entre a chamada região da Cabeça do Cachorro e do município de Tabatinga, perto do Rio Traíra.
Neste ataque os guerrilheiros mataram 3 soldados brasileiros e dois garimpeiros colombianos que estavam detidos na guarnição e houve ainda diversos feridos entre os soldados. No momento do ataque das FARC, a guarnição estava almoçando. Os primeiros a morrer foram as sentinelas da hora, em seguida os guerrilheiros atacaram o refeitório rudimentar onde um militar e os dois garimpeiros almoçavam, todos no acampamento ou morreram ou foram feridos no confronto.
O ataque foi composto por 3 equipes, sendo uma de apoio que ficou do lado boliviano, uma de ação e uma terceira de segurança e scol (que mataram as sentinelas).
Em retaliação ao ataque, os militares brasileiros com a infantaria de selva, apoio aéreo de helicópteros e aviões, em conjunto com o exercito colombiano deflagaram a operação TRAIRA. Onde diversos integrantes das FARCs foram mortos.
DEFESA@NET

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics