20 de fevereiro de 2010

MARINHA RESGATOU TRIPULANTES DO VELEIRO CANADENSE QUE NAUFRAGROU NA COSTA BRASILEIRA

ATUALIZAÇÃO: 15:00h

Chega ao Rio navio com estudantes resgatados do veleiro

Foto:Marcos de Paula / AE

Expectativa é que segunda fragata com canadenses atraque ainda neste sábado

Onze dos 64 sobreviventes do naufrágio de um veleiro canadense no litoral do rio de Janeiro chegaram na manhã deste sábado à Base Naval do Mocanguê, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Segundo o site G1, a fragata atracou por volta das 10h40 min. A expectativa é de que a segunda embarcação com canadenses chegue ainda neste sábado.
O embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt, recebe os jovens, e afirmou que os pais dos estudantes estão no Rio para buscá-los.
Tempestade em alto mar pode ter causado naufrágio
A Marinha diz que uma tempestade em alto mar, como as de cinema, pode ter causado o naufrágio. As imagens do site de divulgação do veleiro Concórdia mostram alunos que estudaram no barco escola em anos anteriores. Em setembro do ano passado ele saiu do Canadá com jovens entre 16 e 21 anos de nove países. Passou pelo Reino Unido, Mar Mediterrâneo e África. Cruzou o Atlântico e chegou ao Recife em janeiro. No início de fevereiro, partiu em direção a Montevidéu. O último contato do veleiro foi feito na quarta-feira à noite, e foi um pedido de socorro.
Quase 24 horas depois um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou os botes salva vidas com as 64 pessoas vivas, a quase 560 km da costa brasileira.
AGÊNCIA ESTADO

ATUALIZAÇÃO DE 20/02 (09:00)

VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO SERÃO RESGATADAS POR HELICÓPTERO

A Marinha brasileira informou nesta sexta (19) que as 64 pessoas que foram resgatadas do veleiro Concórdia, após o naufrágio da embarcação, serão retiradas dos navios onde foram abrigadas de helicóptero. Segundo a Marinha, um dos navios está com cerca de 20 vítimas e o outro com aproximadamente 44 pessoas. As vítimas serão resgatadas de helicóptero devido às condições do mar, que está com ondas de dois a três metros. A fragata deve chegar na Ilha do Mocanguê nas primeiras horas de amanhã (20). Os estrangeiros fazem parte de um programa escolar de uma instituição de ensino canadense, o “West Island College International”.
CLÁUDIO HUMBERTO

Postado em 19/02 (20:00)
Um rebocador e duas fragatas da Marinha brasileira foram enviadas para a região onde naufragou o veleiro canadense, a cerca de 560 quilômetros (300 milhas náuticas) da costa do Rio de Janeiro. As 64 pessoas a bordo sobreviveram.
O veleiro-escola havia partido de Recife, no último dia 8, e estava a caminho de Montevidéu, no Uruguai, quando afundou em alto-mar devido aos fortes ventos. Toda a tripulação - 48 alunos e 16 profissionais - escapou em quatro balsas salva-vidas. O Concórdia emitiu o sinal de socorro por volta das 17 horas de quarta-feira.
A Marinha acionou a Força Aérea Brasileira, que sobrevoou a região do naufrágio. Às 20 horas, a primeiro balsa foi localizada. A Marinha, então, entrou em contato com três navios mercantes que estavam na região - Hokuetsu Delight, Cristal Pionner e SE Stao Knutsen -, que resgataram os náufragos.
As embarcações da Marinha foram enviadas para transportar os tripulantes para o Rio de Janeiro, já que os navios mercantes vão seguir suas rotas. A previsão é que a primeira fragata alcance os navios na madrugada de sábado.
Ainda não se sabe como será feita a transferência entre as embarcações - se por bote, balsa ou helicóptero. Tudo depende das condições do mar e dos ventos (a Marinha havia emitido alerta de que os ventos na região podiam atingir até 65 km/h. Não há previsão de horário para a chegada dos estudantes e seus professores ao Rio de Janeiro.
AGÊNCIA ESTADO

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics