20 de janeiro de 2010

HAITI: CORPOS DOS MILITARES FALECIDOS CHEGAM À BRASÍLIA


ATUALIZAÇÃO 20:20h
O Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira que transporta os corpos dos 17 militares brasileiros mortos no terremoto no Haiti, na última terça-feira, chegou a Brasília por volta das 20h07min desta quarta-feira. O voo havia deixado Manaus, onde os corpos foram embalsamados, no final da tarde.
Segundo nota divulgada pelos Comandos do Exército e da Aeronáutica, os corpos permanecerão na Base Aérea da capital federal, onde serão velados em câmara ardente, na forma do que está previsto no cerimonial militar, até a chegada dos familiares. Eles terão acesso exclusivo ao local onde estarão as urnas, até a tarde de amanhã.
Uma cerimônia em homenagem aos militares será realizada na tarde desta quinta-feira, a partir das 16h, na Base Aérea de Brasília.
A previsão inicial era de que os corpos chegariam na manhã de hoje (20) à capital brasileira, porém o avião fez um pouso técnico em Manaus para completar os trabalhos de medicina legal que não puderam ser executados no Haiti, em relação à conservação dos corpos.Na saída de Porto Príncipe, antes do embarque, foi feita uma homenagem aos militares na base de logística da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), com toque de silêncio em homenagem às vítimas. Também está prevista uma cerimônia de homenagem póstuma na base aérea de Brasília quando os corpos chegarem.
Os militares serviam à Minustah, que é comandada pelo Brasil, no trabalho de reconstrução do país que já passava por problemas institucionais e sofreu com dois furacões em 2008. Hoje (20) foi encontrado o último corpo de soldado que estava desaparecido, totalizando 18 militares mortos no terremoto. Ainda não há informações sobre quando este último corpo chegará ao Brasil.
AGÊNCIA BRASIL/ZH

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics