10 de setembro de 2009

BRASIL SALVOU DASSAULT, SEGUNDO OS FRANCESES

O Brasil tirou a Dassault do risco de mergulhar seriamente numa crise ao anunciar que pretende comprar 36 aviões Rafale.
Foi esse o tom da imprensa francesa no dia seguinte à visita-relâmpago ao Brasil do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que voltou com um trunfo: a suposta primeira venda internacional do Rafale.
O jornal "Le Monde" disse que a venda ao Brasil tira o Rafale da sua "maldição": o caça, usado pelas tropas francesas no Afeganistão, não conseguia ser vendido. Na batalha por conquistas no mercado, a Dassault perdia, sobretudo, para os americanos.
"Muito bom para ser verdade. Até o final, mesmo na Dassault, ninguém acreditava num anúncio da intenção de compra de seu avião de combate para o Brasil", escreveu o "Le Monde".
O "Libération", jornal de esquerda, foi mais dramático ao dizer que, "se a Dassault tivesse perdido o mercado brasileiro, o que teria fragilizado a negociação com Abou Dhabi (nos Emirados Árabes), poderia desaparecer como fabricante de aviões de combate". Leia mais.
O Globo

Caça trouxa
Comentário de leitor francês no Journal Du Dimanche sobre a compra dos Rafale:
 “Coitado dos brasileiros, compraram o que ninguém quer.”
CLÁUDIO HUMBERTO

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics