19 de setembro de 2009

BRASIL E FRANÇA DEFENDEM MISSÃO DA ONU NO HAITI


Fonte: AFP

PORTO PRÍNCIPE — Os chanceleres de Brasil e França, Celso Amorim e Bernard Kouchner, defenderam nesta sexta-feira, em Porto Príncipe, a renovação do mandato da missão de estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), que termina em meados de outubro.
Celso Amorim destacou que a Minustah deve permanecer, ao menos, até a realização das próximas eleições gerais no Haiti.
“Evidentemente, isto dependerá da vontade dos haitianos, mas acredito que, no mínimo, a Minustah deva permanecer até a posse de um governo eleito”, disse Amorim sobre a missão da ONU, cuja força militar é comandada pelo Brasil.
Kouchner estimou que “a missão da ONU ainda é necessária. Ela é uma segurança, uma garantia contra o retrocesso, um inestimável elemento de segurança”.
O chanceler francês assinalou que a Minustah não ficará para sempre no Haiti: “Estou um pouco habituado às operações de manutenção de paz (…), mais cedo ou mais tarde a responsabilidade passa ao país anfitrião, e quanto mais cedo, melhor”.
Amorim e Kouchner firmaram na capital haitiana um acordo para a formação de um banco de leite materno que atenderá mais de 30 mil bebês de mães com o vírus da Aids.
“É uma ideia brasileira (…) que começa a se difundir na América do Sul e na África. O Brasil fornece sua experiência e a França financiará a compra do material pesado”, disse Kouchner.
Segundo Amorim, “há um engajamento profundo dos dois países no Haiti, e o projeto do banco de leite materno é um símbolo de tudo o que podemos fazer” aqui.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics