29 de julho de 2009

HONRA: A MARINHA ENSINA

Francisco Caminha
As elegantes e suaves manobras de um boto emolduraram a manhã que recepcionou nas águas do porto do Mucuripe o mais novo navio incorporado a Marinha de Guerra Brasileira batizado com o nome Almirante Sabóia.
Henrique Sabóia nasceu em Sobral e dedicou toda sua vida a Marinha. Exerceu todos os comandos de destaque na vida militar até alcançar o cargo de Ministro da Marinha no período de 1985 a 1989.
Ao largo no mar junto com o cetáceo, as jovens netas do Almirante faziam isoladamente graciosas e silenciosas manobras em dois pequenos barcos a vela da classe Laser, prestando honras ao avô. Foi um momento de respeito, de reconhecimento e uma emoção indescritível inundou o local com a execução do hino Cisne Branco.
Nosso povo esqueceu o conceito da honra, e assim, testemunhar esta cerimônia aumenta em mim a crença que é possível despertar a consciência deste valor na nação brasileira.
Temos muito que aprender com o espírito de Marinha. A amizade sincera, o conceito da honra, o culto às tradições, a disciplina, a organização, o respeito, a alegria do cumprimento do dever e o prazer da partilha.
A cultura náutica pode colaborar decisivamente na educação de nossos jovens ensinando, acima de tudo valores que se incorporam na alma e geram cidadãos livres e conscientes de sua missão nesta existência.
As sementes que foram plantadas na família de Henrique Sabóia podem ser semeadas na educação brasileira perpetuando a honra, o reconhecimento e o amor fraterno.
Francisco Caminha - Deputado estadual/Turma 76 Colégio Naval

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics