14 de junho de 2009

CORUMBÁ HOMENAGEOU HERÓIS DA RETOMADA

Solenidade na manhã deste sábado, marcou os 142 anos da Retomada de Corumbá.
O ato aconteceu na Praça da Independência e foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, por meio da Superintendência de Cultura.
Durante o evento, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira fez questão de focar a importância de reverenciar a data, prestando homenagens "à bravura dos homens e mulheres que lutaram pela nossa liberdade".
Em seu discurso, o prefeito disse ser difícil imaginar que a batalha ocorreu em um ponto central de uma das festas "mais bonita", que é o Arraial do Banho de São João. Livros contam que o palco desse episódio, classificado pelo prefeito como "dramático", ocorreu em plena Ladeira Cunha e Cruz, por onde passam os festeiros conduzindo as imagens de São João, para o banho nas águas do rio Paraguai.
Ao relembrar o fato, disse que é importante cultivar a memória e que o respeito "aos nossos heróis, faz de nós um povo melhor, um povo que aprende com a experiência passada, para construir um presente e um futuro promissor para todos".
Comentou que hoje, "nós devemos àqueles soldados corajosos e aos cidadãos que reergueram a cidade".
Fez questão de reverenciar todas estas pessoas e prestou uma homenagem especial a Satiro Manoel Coelho, bisneto do marechal Antônio Maria Coelho, herói da Retomada. Um cuiabano que veio para esta região, comandar as tropas brasileiras e que ficou até o final da sua vida. Seu bisneto, Satiro, 93 anos, é natural do Distrito de Albuquerque.

A data
O dia 13 de Junho, marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da Guerra contra o Paraguai. Os paraguaios eram liderados pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A missão deveria tomar o Forte de Coimbra, as Vilas de Albuquerque, e de Corumbá. Em dezembro de 1864, os soldados paraguaios invadiram o Forte Coimbra. Ao chegarem à Vila de Corumbá, não encontraram nenhum tipo de resistência.
No início de 1865, foi montada a Força Expedicionária de Mato Grosso, mas somente em 13 de junho de 1867, tropas lideradas pelo Marechal Antônio Maria Coelho retomaram Corumbá para posse do Império Brasileiro. O feriado municipal, em homenagem à data, foi instituído pela lei número 0985 de 1.987.
Leia mais.
MS NOTÍCIAS

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics